A reciclagem inteligente ajuda o meio ambiente, ainda mais quando se trata de vidros quebrados. Dessa forma, eles podem ser reaproveitados em casa.
Reciclar e dar uma segunda vida a objetos e materiais é importante. Num contexto histórico como o atual, torna-se fundamental não desperdiçar, não acumular desperdícios e diferenciar de forma correta. O vidro é um material que se presta muito bem à reciclagem, além de ter uma segunda vida linda. Os especialistas em DIY queriam dar algumas ideias interessantes para embelezar um ambiente ou criar algo único.
Onde você joga vidro na lixeira?
Descartar o vidro na lixeira não é tão fácil quanto parece. Dependendo do município de residência e do tipo de objeto, poderão existir diferentes destinos.
Muitas pessoas pensam, por exemplo, que um vidro quebrado vai direto para dentro do vidro. Porém, nem sempre funciona assim porque o material pode ser diferente. Entra em jogo a informação que vem diretamente do responsável do município de residência.
De modo geral, frascos, potes e até frascos não medicamentosos são recolhidos dentro de uma lixeira de vidro . Não é vidro, porque é um vidro não reciclável, pois é misturado com diversos materiais. A sigla VE é a que confirma o material de vidro puro, para ser jogado diretamente no lixo apropriado.
Todo o resto não é jogado na lixeira, sejam objetos intactos ou quebrados. Neste caso, utiliza-se o caixote do lixo indiferenciado, porque muitas vezes são combinados vários materiais. Se você cometer um erro, também poderá estar sujeito a uma multa pesada.
Vidros quebrados para serem reciclados: o método para lhes dar uma segunda vida
Se você quebrou um vidro, os especialistas em bricolage disponibilizam suas ideias de reciclagem. Por que jogá-los fora quando você pode ?
Entre os exemplos para colocar em prática, sempre tomando cuidado para não se machucar:
- Você pode criar uma imagem de copos ou garrafas com pedaços de vidro, escolhendo as diversas cores disponíveis. Você pega uma tela e depois fixa com cola específica tentando criar um mosaico abstrato. Se os vidros não forem coloridos, dê asas à imaginação pintando-os de acordo com o seu gosto pessoal;
- Você também pode fazer joias originais, melhor ainda se os óculos forem de vidro. Para isso, o melhor é embelezá-los com fios de metal, miçangas, ganchos e strass, dando asas à imaginação.
- Se a garrafa estiver lascada, ela pode ser usada como porta-flores, enquanto um vidro lascado se torna um lindo porta-velas. Com cola quente você embeleza o corte com miçangas ou strass;
- Uma velha bandeja em ruínas junta-se à beleza do vidro quebrado. Com cola de vinil diluída em pouquíssima água, você pode fixar as peças na superfície criando algo totalmente único.