A glutationa é um composto que tem a capacidade de reparar tecidos danificados e envelhecidos, eliminando toxinas e convertendo alimentos em energia. Alguns alimentos podem aumentar os níveis de glutationa, retardando o processo de envelhecimento.
Cardo leiteiro. Uma dose de 150 mg de cardo leiteiro por dia pode aumentar os níveis de glutationa em 30%. Esta erva antioxidante e anti-inflamatória ajuda o corpo a reparar moléculas de glutationa danificadas para que possam fazer o seu trabalho em vez de serem excretadas.
Soro de leite em pó. Uma dose diária dos aminoácidos cisteína, glicina e glutamato aumenta a produção de glutationa no fígado em 30%, e o soro de leite em pó contém todos os três. Uma colher de sopa por dia é suficiente para aumentar a energia e a função cognitiva.
Frutas cítricas. Laranjas e limões são ricos em bioflavonóides, compostos que ajudam as células do sistema imunológico a produzir glutationa para atacar os germes. Um estudo francês mostrou que as frutas cítricas podem nos fazer parecer mais jovens por até 12 anos.
Brócolis. Cerca de meio quilo de brócolis por semana pode ajudar o coração e os pulmões a produzir mais glutationa, reduzindo o envelhecimento de ambos os órgãos em 40%. Os pesquisadores italianos que demonstraram isso atribuem essa propriedade ao enxofre contido no brócolis.