O forno deve ser fechado após o cozimento? Muitos cometem esse erro

Quando tiramos um prato do forno, tendemos a deixar a porta aberta para que esfrie rapidamente após o cozimento. Esta ação seria benéfica ou, pelo contrário, teria desvantagens? Muitas perguntas que permanecem sem resposta e que responderemos neste artigo.

O forno é um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha, principalmente para fazer diferentes receitas, mas também pelos seus diferentes métodos de cozedura. Depois de assar um gratinado dourado ou um frango bem cozido, muitas vezes deixamos a porta do forno aberta. Faz sentido fazer isso?

A porta do forno deve ser deixada fechada ou aberta após cada utilização?

Muitas vezes temos a tendência de deixar o forno aberto ao ar e resfriá-lo depois de terminar de cozinhar o prato. Na realidade, ao deixar o forno aberto, o calor escapará para o exterior do aparelho e por isso arrefecerá mais rapidamente. No entanto, este movimento tem desvantagens.

  • Deixar a porta do forno aberta pode danificar os móveis e eletrodomésticos circundantes.

A primeira desvantagem de deixar a porta do forno totalmente aberta é que o calor emitido pelo aparelho pode danificar os diversos materiais que o rodeiam. Portanto, é melhor fechar a porta do forno após o uso. As cores   dos móveis de madeira   (armários e gavetas de cozinha) podem deteriorar-se facilmente e perder o brilho.  Além disso, algumas peças, vedações e dispositivos não foram projetados para suportar altas temperaturas, o que pode danificá-los.

  • O calor do forno é melhor controlado com a porta fechada

Ao deixar a porta do forno fechada, o calor certamente penetrará na cozinha mas o processo será mais lento. Desta forma, durante os meses mais quentes,   a cozinha manterá a temperatura ambiente. 

  • A porta fechada do forno minimiza o risco de queimaduras

Manter a porta do forno fechada ajuda a evitar o risco de queimaduras. Na verdade, dependendo do tempo de cozimento e dos ingredientes utilizados na preparação de um prato, o vapor que sai do forno pode causar queimaduras, afetar a camada superior da pele e irritar os olhos.

Porta fechada do forno: quais as desvantagens?

Pode haver alguns inconvenientes em deixar a porta do forno fechada após cada cozedura.

  • Os ventiladores do forno consomem mais energia com a porta fechada

Ao contrário da crença popular, deixar o forno arrefecer com   a porta fechada   não danifica o aparelho. No entanto, a maioria desses aparelhos possui sistemas de refrigeração integrados que consomem energia. É por esta razão que a maioria das pessoas opta por deixar a porta do forno aberta. Isso permite que os ventiladores desliguem mais rapidamente e reduzam o consumo de energia.

  • O forno pode emitir ruídos irritantes com a porta fechada

Deixar a porta do forno fechada pode causar ruídos incômodos. Por exemplo, a idade do seu forno ou de um aparelho com problemas de ventilador pode causar poluição sonora. Se ruídos incomodam, chame um profissional para verificar a qualidade do seu forno e corrigir alguns defeitos.

  • O forno reterá os maus odores da cozedura com a porta fechada

Uma das razões pelas quais você deixa a porta do forno bem aberta é para permitir que os odores do cozimento escapem. Para evitar a propagação de todos os odores na sua casa, abra a porta do forno e a janela da cozinha ao mesmo tempo para eliminar os fortes odores da cozinha. Outras sugestões podem neutralizar os odores do forno, como o vinagre branco. Despeje uma quantidade em um recipiente adequado e aqueça o forno. A evaporação do produto   não só limpará o interior do aparelho, mas também eliminará os maus odores.

  • A porta fechada do forno não permite o aquecimento da cozinha

Se há uma coisa boa em abrir a porta do forno depois de cozinhar é sentir o calor que sai dela no inverno. O calor se espalha rapidamente pela cozinha, o que aumentará rapidamente a temperatura do ambiente.

Deixar a porta do forno fechada traz muitas vantagens. No entanto, fazer o oposto também pode ser benéfico pelas inúmeras razões mencionadas acima. É portanto necessário basear a sua escolha nas situações que enfrentamos no dia a dia.