Quer tenha um jardim ou uma pequena horta , a maior satisfação é sem dúvida vê-la florescer. Muitas vezes recorremos a fertilizantes prontos para uso, disponíveis no mercado em diversas formulações. Porém, nem todo mundo sabe que é possível fazer em casa um fertilizante à base de nitrogênio e com um ingrediente fácil de encontrar na natureza. Vamos ver como.
Como ter um jardim saudável
Manter um belo jardim pode ser uma tarefa difícil, mas com um pouco de planejamento e cuidado, sem dúvida pode se tornar uma atividade prazerosa e satisfatória . O primeiro passo é planejar cuidadosamente o projeto do jardim.
Na verdade, a posição do sol, o tamanho do jardim e a necessidade de manutenção devem ser levados em consideração. Depois de decidir o arranjo, deve-se escolher as plantas adaptadas ao clima e preparar o solo .
Os cuidados básicos incluem rega regular e luz solar suficiente . Além disso, é importante manter o jardim livre de ervas daninhas e pragas. Certamente, cuidar do jardim pelo menos uma vez por semana ajudará a mantê-lo em boas condições, mas um solo bem nutrido é igualmente importante . Isto é possível graças a um nutriente básico, nomeadamente o azoto, que está disponível gratuitamente na natureza. Então vamos ver como fazer um fertilizante à base de nitrogênio para o jardim a partir de uma planta considerada erva daninha: a urtiga .
Um fertilizante para fornecer nutrientes ao solo
Como mencionamos anteriormente, é possível fazer fertilizante nitrogenado aproveitando o que a natureza tem a oferecer . Neste caso, as urtigas, as ervas daninhas conhecidas e as plantas de rápido crescimento são excelentes aliadas.
As urtigas são plantas que crescem literalmente em todo o mundo . Ricos em vitaminas e minerais, são fonte de antioxidantes, proteínas, fibras e ácidos graxos essenciais. Eles também são ricos em ferro, cálcio, fósforo, magnésio e potássio, além de vitaminas B, incluindo tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, vitamina B6 e vitamina B12. Também contêm vitaminas A, C, E e K e, devido às suas propriedades, são amplamente utilizados em chás de ervas, suplementos e decocções, bem como em fertilizantes de jardim .
O fertilizante para urtigas pode ser usado para aumentar a fertilidade do solo e melhorar a saúde das plantas . Contém uma grande quantidade de nutrientes como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, nitrogênio e muito mais.
Pode ser usado para alimentar plantas, melhorar a estrutura do solo, reduzir infestações de pragas e prevenir doenças de plantas . Também é útil para melhorar a resistência das plantas ao frio e à seca. Resumindo, uma verdadeira panacéia para um jardim saudável. Vamos ver como prepará-lo.
Preparação de fertilizante
Para obter um ótimo fertilizante, primeiro você precisa de algumas urtigas . São plantas que podem ser facilmente colhidas. Portanto, calce luvas e corte a grama necessária para o seu jardim.
Pegue um balde para colocar as urtigas. É aconselhável cortar as folhas em pequenos pedaços para facilitar o processo de fermentação .
Ao terminar, coloque a água da chuva no balde sem enchê-lo por cima, pois ela aumenta de volume com a fermentação. A seguir, tampe o balde, tomando cuidado para não fechá-lo para que os gases da fermentação possam escapar sem impedimentos.
Feito isso, encontre um local abrigado para o seu balde, pois você terá que esperar três semanas para que o fertilizante fique pronto, e geralmente odores desagradáveis são produzidos pelo processo de fermentação. Durante as três semanas, lembre-se de misturar tudo regularmente a cada 3 a 4 dias.
Quando você perceber que não há mais bolhas e espuma, a fermentação está completa e seu fertilizante está pronto. O composto é muito forte, por isso é imprescindível diluí-lo na proporção de 1:10 , ou seja, para uma xícara de fertilizante, 10 xícaras de água. Você pode usá-lo para regar seu jardim a cada 3 semanas e depois de pouco tempo você verá os frutos de um solo bem nutrido.