Com a chegada do inverno, em termos de contas de luz, começamos a entrar em pânico. Porque, além de todos os nossos eletrodomésticos, que já consomem muita energia, o aquecimento virá para desferir o golpe final. Basta dizer que todos procuramos alternativas para reduzir as nossas contas e poupar algum dinheiro. Além disso, se você olhar com atenção, navegando na Internet, encontrará uma infinidade de truques. Você costuma usar o forno elétrico? Aqui estão algumas maneiras engenhosas de cozinhar sem subir no balcão!
Com que potência um forno deve ser usado?
Quando cozinhamos, muitas vezes esquecemos dois aspectos importantes: a potência do forno e a quantidade de eletricidade que consome. Claro que esse consumo geralmente depende da frequência de uso do aparelho e da sua forma de cozinhar. Também pode variar dependendo do modelo de forno que você possui e das temperaturas de cozimento utilizadas. Porém, é bom ter em mente alguns dados aproximados: os fornos geralmente têm potência que varia de 1000 a 4000 Watts. Mas depende muito das funções que utilizamos para cozinhar e do tipo de forno. Por exemplo, um forno elétrico clássico tem potência média de 1500 watts (W), potência adequada para preparos básicos. Então, se você usar o forno por 1 hora para assar um bolo nessa potência, você usará um consumo variável entre 0,7 e 1,5 kW/h.
NB : note que segundo a ADEME (Agência de Transição Ecológica), o consumo médio anual do forno eléctrico rondaria os 300 kWh por família (ou seja, 52,20 euros).
Quais são os métodos de cozimento engenhosos para reduzir o impacto energético?
Por fim, o mais importante é aprender a cozinhar de forma inteligente e mudar alguns maus hábitos na tentativa de reduzir o consumo de energia elétrica. Porque sim, dependendo de como você cozinha e de como prepara suas refeições, você pode não só economizar tempo, mas também energia!
Convidamos você a descobrir algumas dicas e métodos engenhosos para usar o forno e o fogão sem aumentar a conta de luz. Que inventar receitas deliciosas sem se sentir culpado!
1) Escolha o equipamento certo
Tudo depende do que você deseja cozinhar, mas geralmente os pequenos eletrodomésticos costumam ser a melhor escolha e consomem menos energia. Por exemplo, para reaquecer a sua torrada, escolha a torradeira em vez do forno. Da mesma forma, para reaquecer um prato frio, opte pelo micro-ondas, que é muito mais rápido e consome menos energia elétrica.
2) Reduza o tempo total de cozimento
Logicamente, quanto menos tempo você gasta cozinhando, menos energia você consome. Como bônus, você melhorará a circulação de ar. Adote métodos de cozedura energeticamente eficientes, nomeadamente reduzindo os tempos de cozedura dos alimentos, planeando as refeições com antecedência e apostando em receitas de preparação rápida. Lembre-se também de esperar até o último minuto para pré-aquecer o forno, assim evitará desperdício de energia. Por último, evite abrir continuamente a porta do forno para verificar a cozedura: isto é uma perda de calor. Cada vez que você abre a porta, algum calor escapa e o forno é forçado a usar mais energia para aquecer o interior até a temperatura correta.
NB: Tente descongelar todos os alimentos congelados na geladeira e não no micro-ondas ou forno antes de cozinhar.
3) Invista em ferramentas de alta qualidade
Pratos e panelas de vidro ou cerâmica são os mais adequados para o forno. Panelas de cobre são mais adequadas para o fogão.
4) Dicas de culinária
- Tente cobrir as panelas sempre que possível para evitar a perda de calor.
- Use menos gordura e líquido para tempos de cozimento mais rápidos.
- Desligue o forno um pouco mais cedo e deixe o calor residual terminar de cozinhar o prato.