O segredo para cuidar da orquídea em casa sem deixá-la murchar

A orquídea é uma flor maravilhosa que não requer atenção especial, pelo contrário, vive de forma totalmente autônoma. No entanto, há alguns cuidados que devemos sempre ter em mente, pois alguns erros podem comprometer o crescimento exuberante e a manutenção da planta a longo prazo.
As orquídeas são plantas que crescem naturalmente em regiões tropicais e subtropicais. Algumas espécies, porém, também surgem na Europa e em território italiano.

Suas cores vivas e variadas os tornam populares e populares em casas e jardins. Muitas vezes, porém, eles morrem porque não sabemos como tratá-los. Neste artigo tentaremos ajudá-lo a entender como cuidar das orquídeas, levando em consideração todas as suas características e necessidades.

As características da
orquídea As plantas de orquídea são particularmente variadas: na verdade, existem mais de 20.000 espécies na natureza, agrupadas em quase 700 gêneros. Eles crescem em áreas muito quentes e úmidas e perto de troncos de árvores e pedras.

Um caso especial são as orquídeas terrestres, que crescem em regiões mais temperadas, como a Europa, e se diferenciam das demais por fincarem suas raízes no solo.

Em geral, todas as orquídeas possuem um formato típico e reconhecível; porém sua coloração pode ser variada.Existem três espécies mais facilmente encontradas no mercado: phalaenopsis, dendrobium e cymbidium.

Como cultivar orquídeas em casa
Além de lindas, as orquídeas são plantas delicadas que precisam ser tratadas com cuidado. Abaixo você encontrará todos os aspectos com os quais precisa se preocupar para evitar que a planta resseque, adoeça ou, pior, morra. É preciso se preocupar com a luz e a água que recebe, mas também tratar bem o solo e controlar a temperatura a que fica exposto dia e noite.

Luz
Posicione as orquídeas voltadas para a janela ou varanda, mas evite exposição direta e contato com fontes de calor.

Portanto, não coloque a planta na varanda ou no centro do jardim, mas coloque-a atrás de um galpão ou sob uma cobertura, para que ela possa ter abrigo. Em particular, é aconselhável evitar o contacto direto durante o período de repouso da planta.

Água e rega
A orquídea precisa viver em ambiente úmido, mas isso não significa que precise ser enchida de água todos os dias. Regue a cada 5-7 dias. Muitas vezes, porém, as folhas precisam ser tratadas: borrife-as frequentemente, com água desmineralizada.

Para os meses de verão, quando muito calor corre o risco de tornar o ambiente particularmente seco, compre um umidificador, para que a planta cresça sempre em um ambiente ideal e favorável.

Terreno
Preste também atenção ao terreno. Crie solo misto combinando carvão, conchas e pedaços de casca de árvore. O importante é criar um ambiente poroso onde a umidade não seja muita nem pouca. Entre os mais recomendados encontramos solos de granulação fina e textura média. Em particular, o primeiro torna o replantio mais simples e seguro.

Temperatura e clima ideais
A temperatura ideal para cultivar orquídeas de forma saudável e garantir sua durabilidade é de 22°-23°, típica de um apartamento.

Eles também poderiam sobreviver ao contato com temperaturas mais elevadas, desde que o ambiente em que se encontram seja ventilado e não completamente exposto à luz.

Propagação
Geralmente, a propagação de sementes pode ser feita dentro de casa. Crie um ambiente estéril e particularmente limpo. Coloque duas sementes de cada vez sob a superfície do vaso e certifique-se de que o solo seja de boa qualidade.

As orquídeas germinam lentamente, mas você pode estimulá-las com fertilizante. Os mais recomendados são os fertilizantes caseiros, à base de ingredientes naturais.

Repotting
Ao transplantar uma planta, tome cuidado para não danificar as raízes, sua parte mais delicada. Remova raízes mortas e podres com uma tesoura.

A quantidade de terra não deve ser excessiva, as raízes devem estar levemente cobertas, para que possam aderir mais facilmente às paredes do vaso.

O vaso certo
Para saber qual é o vaso certo, você deve levar em consideração o tipo de orquídea que adquiriu.

Em geral, é preferível optar por um vaso perfurado, para que a drenagem seja facilitada e a umidade não fique estagnada. Para manter a temperatura e o calor no nível certo, adicione um pires de terracota.

Floração
Como fazer uma orquídea florescer novamente? A solução está na mudança de temperatura. Na natureza, de fato, as orquídeas voltam a florescer após um período de descanso que coincide com o inverno, quando as temperaturas são mais baixas. Portanto, expor a planta a temperaturas mais baixas do que o habitual garantirá que, uma vez exposta novamente à temperatura ideal, ela poderá voltar a florescer.

Os tempos de floração variam de espécie para espécie.