Com a queda das temperaturas no inverno, o radiador continua sendo nosso único recurso para aquecimento. No entanto, para aproveitar ao máximo este dispositivo, é necessário mantê-lo regularmente. Aqui vai uma dica que vai tornar essa tarefa menos penosa e chata!
Se você achar que seu radiador está com algum defeito, pode ser por falta de manutenção. Veja como consertar isso usando esse truque.
O truque que permitirá tirar o pó do radiador com mais rapidez e eficiência
Com a queda acentuada das temperaturas, muitas famílias ligam o radiador para se aquecerem . Mas antes de fazer com que este dispositivo funcione novamente, seria uma boa ideia limpá-lo. Na verdade, você não ficará surpreso ao ver um acúmulo de poeira e ácaros em seu dispositivo. Uma situação que impedirá o bom funcionamento do seu radiador. Como resultado, a produção de calor e o desempenho do dispositivo serão reduzidos e o risco de alergias se multiplicará . Para remediar, você pode usar este truque que irá eliminar toda a poeira acumulada pelo seu radiador durante o período de inatividade.
O truque do nó para limpar seu radiador
Se você já tentou todas as técnicas para tirar o pó do radiador e nenhuma lhe deu total satisfação, saiba que este truque permitirá que você elimine a poeira ao redor, dentro e embaixo do radiador sem ter que fazer esforços sobre-humanos.
Por mais surpreendente que possa parecer, se o seu radiador for montado na parede, tudo o que você precisa fazer é amarrar um pano de microfibra ou outro pano anti-poeira na ponta de um bastão ou régua longa e inseri-lo nas fendas do radiador. Isso permitirá que você afaste a poeira e os ácaros presos entre as barras do radiador e, ao mesmo tempo, alcance áreas de difícil acesso.
Além disso, não hesite em colocar jornal sob o radiador, para coletar todo o pó que sai do aparelho.
Como reavivar a cor de um radiador?
Dada a poeira acumulada ao longo do tempo, seu radiador pode ficar amarelo . Nesse caso, você pode considerar repintá-lo para reavivar sua cor. Na verdade, existem tintas especialmente concebidas para este fim, que permitem alterar a cor do radiador sem afetar a sua eficiência ou desempenho. Neste caso, você terá que seguir alguns passos para atingir esse objetivo.
Preparando o radiador: Antes de considerar qualquer ação, certifique-se de que o radiador esteja completamente desligado e frio. A seguir, e se o seu radiador nunca foi pintado antes, limpe-o antes de desengordurar com acetona ou álcool desnaturado . Caso contrário, e se o seu radiador já tiver sido pintado, é necessário tirar o pó, enxugar e depois escovar a tinta descascada. Finalmente, se houver manchas de ferrugem no aparelho, escove-as também antes de aplicar um produto antiferrugem.
A escolha da tinta: neste caso deverá optar por uma tinta especial para radiadores. Disponível em diversas cores, este último foi especialmente desenvolvido para resistir às variações de calor e também à ferrugem .
A técnica a seguir: Para obter o melhor resultado possível, lembre-se de pintar o seu radiador na seguinte ordem. Primeiro pegue um pincel de 5 cm de largura e depois comece a pintar as bordas do radiador antes de pintar o interior. Não hesite em priorizar as partes visíveis, principalmente as molduras, começando de cima e terminando para baixo . Depois de pintados, você pode mover as bordas inferior e superior do radiador em movimentos amplos. Além disso, observe que será necessária uma segunda demão para que o acabamento fique perfeitamente liso. Porém, espere 48 horas antes de ligar o radiador, a tinta deve estar completamente seca.
Agora você não tem mais desculpas para não limpar, tirar o pó e fazer a manutenção do seu radiador. Portanto, não perca um segundo se quiser passar o inverno aquecido.