Quem não gosta de passar as noites na varanda no verão? Talvez, se for espaçoso o suficiente, até ponha uma mesa e coma. Para estragar esses planos tão agradáveis, há sempre eles, os onipresentes e irritantes mosquitos .
Existem muitos métodos para manter os mosquitos afastados , desde repelentes aplicados na pele, até sprays químicos, até dispositivos eletrônicos. Porém, poucos sabem que apenas um ingrediente natural, o café, é suficiente para dizer adeus aos mosquitos para sempre.
O aroma do café, aliás, é insuportável para alguns insetos, inclusive os mosquitos, que por isso se afastarão dele. Abaixo explicamos diversas maneiras de usar o café para repelir mosquitos .
Spray à base de café
Prepare o café normalmente e misture com uma parte igual de água. Para potencializar o efeito, adicione também um pouco de vinagre.
Despeje tudo em um frasco equipado com difusor spray e pulverize a solução nos cantos da varanda, terraço ou janelas. Este remédio criará uma barreira invisível que impedirá a chegada dos mosquitos.
Grãos de café
Guarde a borra de café e deixe secar bem. Em seguida, coloque-os em um pires coberto com papel alumínio e, com a ajuda de um isqueiro ou fósforo, acenda o café, tomando cuidado para não se queimar.
Realize a operação em local seguro para evitar possíveis acidentes.
Obviamente o café não vai gerar chama, mas sim muita fumaça e será esta que afastará os mosquitos.
Em água parada
Os mosquitos se reproduzem em áreas onde há água estagnada, como os discos das nossas plantas.
Coloque borra de café em locais onde haja água parada para diminuir a chance de desenvolvimento de larvas de mosquitos. Além disso, os ovos dos mosquitos são atraídos para a superfície da água e privados de oxigênio pela borra de café, morrendo.
Na sujeira
Polvilhe borra de café na superfície do solo da planta. Além de ter ação fertilizante, protegerá as plantas de formigas e outros insetos.
A borra de café também ajuda a manter os mosquitos afastados.