Às vezes é quando você mais precisa de gelo que você percebe que esqueceu de encher as bandejas de gelo com água. Embora esta situação possa ser inofensiva em alguns casos, pode tornar-se particularmente embaraçosa se receber convidados inesperados e quiser servir-lhes bebidas frias. Felizmente, existem alguns truques que permitem preparar cubos de gelo rapidamente, sem esperar que a água congele. Nós contamos mais a você.
Um cubo de gelo, também chamado de cubo de gelo pelos canadenses, geralmente é usado para resfriar bebidas ou coquetéis. Para fazer cubos de gelo durante um aperitivo com amigos ou família, a bandeja de cubos de gelo geralmente é colocada no freezer. Graças à ação do frio, a água da bandeja congela e basta desenformar os cubos de gelo para saborear bebidas geladas. Alguns investem em um tipo de máquina que produz grandes quantidades de cubos de gelo para resfriar instantaneamente um coquetel ou bebida. Mas se você é daqueles que não se importa em apostar em truques inovadores, dê uma olhada em uma maneira fantástica de fazer cubos de gelo rapidamente.
Quanto tempo leva para conseguir água gelada?
Seja para saborear um cocktail, para beber água fresca ou para refrescar sumos de frutas e vegetais , um mojito, smoothies, sumo de limão, ananás ou morango, necessita de cubos de gelo ou outro gelo picado. Para conseguir cubos de gelo e saborear aperitivos improvisados com os amigos, às vezes é preciso gastar muito dinheiro para conseguir a melhor máquina de fazer gelo do mercado. Estima-se que para obter cubos congelados, os cubos devem ser deixados em bandejas de gelo no freezer por três a quatro horas. . Este atraso, que pode parecer extremamente lento quando os convidados aparecem inesperadamente, pode ser reduzido. Além disso, se você possui moldes para cubos de gelo de silicone, dependerá do tamanho e da temperatura interna do seu aparelho. Além disso, você precisará levar em consideração os alimentos em temperatura ambiente que você tem no congelador.
Como podemos congelar a água mais rapidamente aumentando a área de superfície da água?
Para um resfriamento a água que permitirá congelar rapidamente, você pode optar pelo contato ideal entre as formas ou bandejas de gelo e o ar fresco do freezer . Se você não tiver uma bandeja ou molde para cubos de gelo, poderá usar bolsas de gelo. Basta pegar um e enchê-lo aos poucos com água fria. Quando o saco estiver cheio, vire-o de cabeça para baixo para que a válvula feche e a água não possa sair. Em seguida, coloque no freezer para esfriar. Se quiser congelar vários litros de água, opte por vários sachês e utilize o mesmo método para obter cubos de gelo originais. No entanto, fazer cubos de gelo não requer necessariamente colocar a bandeja na geladeira com várias horas de antecedência. Na verdade, poderemos produzir vários cubos de gelo em apenas 120 minutos , explica o site especializado Ice prod . Em duas horas pode-se ter uma capacidade significativa de produção de gelo graças ao chamado efeito Mpemba.
Qual é o efeito Mpemba?
O efeito Mpemba é um fenómeno infalível que permite produzir cubos de gelo rapidamente graças a um incrível sistema de refrigeração. Para isso, a regra é usar água quente . Na verdade, o calor latente da água pode induzir uma solidificação mais rápida da água, o que se deve a uma aceleração do processo de evaporação. O efeito Mpemba é um truque que leva o nome de seu inventor, um estudante tanzaniano que se autodenomina Erasto Mpemba. O efeito Mpemba também é conhecido como “paradoxo Mpemba”, uma vez que a água quente utilizada deve necessariamente atingir uma temperatura mais baixa para que o congelamento funcione. . Alguns argumentam que este fenómeno é conhecido desde a antiguidade e foi redescoberto pelo estudante tanzaniano que leva o seu nome. Para realçar este truque, Erasto Mpemba notou pela primeira vez durante as suas aulas de culinária que o seu leite quente, colocado no congelador, transformava-se em gelado mais rapidamente do que quando usava leite frio.
Por que o efeito Mpemba realmente funciona?
Durante quase cinquenta anos, os cientistas tentaram compreender como funciona o efeito Mpemba . Dois estudos publicados no verão de 2020 esclareceram este mistério que divide os cientistas desde 1969 . O método Mpemba faria cubos de gelo rápidos com água quente . Numa publicação na revista Nature , os cientistas afirmaram que este processo não é exclusivo da água e pode estender-se a qualquer sistema subitamente arrefecido . Em setembro de 2020, Henry Burridge, da Universidade de Cambridge, publicou uma descoberta surpreendente na revista Proceeding of the Royal Society . Segundo ele, o efeito Mpemba só funciona se o recipiente onde é colocada a água quente tiver paredes internas mais ásperas que facilitem o início da organização das moléculas de água em cristais, etapa essencial para o congelamento. Segundo alguns, a explicação mais lógica seria que a água superficial quente esfria antes de se tornar densa. Em seguida, ele afunda, permitindo que a água abaixo também esfrie. Portanto, as correntes de convecção acelerarão o resfriamento da água . Para Chang Sun , da Universidade de Cingapura, o efeito Mpemba se deve à formação e deformação de ligações de hidrogênio entre as moléculas de água . Essa ligação seria responsável pela coesão do líquido e permitiria o armazenamento de energia de forma atípica quando a água é aquecida ou fervida. Além disso, outros acreditam que a água fria contém mais gases dissolvidos, o que torna o seu sistema de refrigeração mais lento .
No entanto, apesar dos experimentos realizados sobre este tema, persistem opiniões divergentes e hipóteses controversas. Os investigadores discordam sobre as razões que podem explicar o funcionamento do efeito Mpemba e alguns apontam para um mito que não tem base científica .
Como usar uma máquina de fazer gelo para fazer cubos de gelo mais rápido?
Quando recebe os seus convidados para recepções ou para um aperitivo inesperado e se esquece de congelar os cubos de gelo com antecedência, pode encontrar-se numa situação delicada, principalmente no verão. Na verdade, muitas pessoas preferem tomar uma bebida gelada para acompanhar a refeição. No entanto, para obter vários blocos de gelo e resfriar seu uísque, sua tequila, sua vodca ou seus sucos de frutas rapidamente, pode ser necessário comprar uma máquina de fazer gelo. . Há uma variedade de máquinas que fazem cubos de gelo transparentes rapidamente, mas comprar uma máquina pode ser um verdadeiro obstáculo para alguns. Escolher o tamanho e considerar a capacidade do tanque, o filtro de água, o dispensador de cubos de gelo ou a quantidade de quilos de cubos de gelo que você pode obter são elementos a serem levados em consideração. Além disso, uma máquina de fazer gelo pode ter vários prós e contras a serem considerados . É imprescindível a leitura da documentação técnica de cada máquina para compreender totalmente o seu funcionamento. Conforme indica a empresa Ice Prod , algumas máquinas podem produzir até 500 quilos de cubos de gelo em 24 horas. Conheça os elementos que compõem uma máquina de fazer gelo:
- O tanque de água
A caixa d’água é o recipiente que atende o abastecimento de água necessário para fazer cubos de gelo. Dependendo do modelo, o nível de água que a máquina pode conter varia. Este tanque às vezes possui um filtro de água para fazer cubos de gelo profissionais.
- O evaporador da geladeira
Muitas vezes são os tubos de cobre que permitem a propagação de um refrigerante líquido. O evaporador resfria o líquido em contato.
- O molde
O molde geralmente é feito de plástico e consiste em uma série de células. Este elemento serve para definir a forma final dos cubos de gelo que serão obtidos. Para cubos de gelo perfeitos, você precisará escolher o tamanho que mais se adapta ao seu gosto.
- A lixeira ou reserva
O depósito ou reserva geralmente é feito de aço inoxidável e fica localizado embaixo da máquina. Permite coletar e armazenar cubos de gelo uma vez finalizado o ciclo de produção. Suas dimensões dependem do volume de produção da máquina.
Depois de conhecer os elementos que compõem uma máquina de gelo, você deve saber que existem várias formas que levam à produção de cubos de gelo:
- Fabricação com água estática
- Produção de resíduos
- Produção por injeção de água
Os fabricantes de gelo resfriados a água funcionam injetando água. Este método possui um ciclo básico de produção que produz cubos de gelo. A água armazenada no abastecimento de água é bombeada antes de ser enviada aos sprinklers. Estes estão dispostos sob o molde da máquina e permitem que a água seja projetada para cima contra o molde. Sendo o molde resfriado pelo evaporador colocado acima, a força de projeção permite que a água se solidifique e depois se compacta assumindo o formato do molde.
Após o congelamento, a temperatura de evaporação atinge -25°C. Um termostato colocado entre duas fileiras de células aumenta a temperatura do cubo de gelo para -18°C. Portanto, um cronômetro funciona e permite finalizar a produção dos cubos de gelo. Decorrido o tempo de descanso, inicia-se o ciclo de desmoldagem despejando água no molde. Assim, o cubo de gelo se forma e vai parar na lixeira. A água que não conseguiu solidificar volta ao tanque e é reciclada pela bomba antes de ser projetada no evaporador.
Dicas para refrescar suas bebidas
- Lembre-se de colocar os copos ou a jarra na geladeira alguns minutos antes de servir as bebidas. Eles permanecerão frescos por mais tempo.
- Enrole a garrafa que contém a bebida com um pano úmido.
- Durante um piquenique na praia ou à beira do lago, mergulhe sua garrafa em um ponto de água