Depois de sentarmos no metrô, no ônibus ou em um banco público, podemos ser inadvertidamente recompensados com chicletes grudados em nossos jeans ou vestidos. E francamente não é agradável. Mesmo que o gesto não seja muito agradável, ao percebê-lo na hora, existe uma maneira de retirá-lo com um lenço sem muito esforço. Mas se não prestarmos atenção diretamente, esse chiclete acaba ressecando e grudando na roupa. Portanto, é muito mais complexo removê-lo. Felizmente, existem algumas soluções naturais e eficazes que você pode usar em casa para salvar o hábito.
Não há necessidade de se coçar até a exaustão. Você vai se cansar desnecessariamente e pode até acentuar a mancha. Além disso, não considere lavar na máquina, pois não ajudará a dissolver a goma. O melhor ainda é recorrer a métodos mais comprovados. Você pode, por exemplo, usar água fervente, cubos de gelo ou vinagre para tirar chicletes, sem deixar manchas ou descolorir a roupa. Aqui estão os remédios mais sensatos para resolver este problema espinhoso.
Para remover chicletes, conte com o poder do vinagre!
O primeiro método testado pelos especialistas é o vinagre – ele trata com eficácia a goma de mascar seca . Tudo o que você precisa fazer é colocar ¼ xícara de vinagre em uma panela e deixar ferver. Coloque a roupa sobre uma superfície plana e molhe um pano ou toalha no vinagre quente. Esfregue suavemente a área onde a gengiva está localizada. Você notará que fica mais elástico e úmido. Em seguida, use um empurrador de cutícula para raspar suavemente a goma de mascar. Se ainda houver algum resíduo, molhe diretamente a parte suja da roupa em vinagre e depois esfregue com uma escova de dentes velha. Por fim, última etapa, enxágue com água fria e lave essa parte da roupa com detergente em pó. Agora pendure a roupa para deixá-la secar bem. Você notará que a mancha desapareceu completamente!
Congele a roupa ou use um cubo de gelo na área afetada
Outro truque é colocar a roupa no freezer para endurecer a borracha. Na verdade, se exposto ao frio, torna-se mais frágil e, portanto, mais fácil de riscar. Use um saco para freezer para colocar as calças sujas e coloque-as no freezer por cerca de duas horas. Após esse tempo, você pode retirá-lo: agora retire a goma de mascar com uma espátula, uma colher de chá ou um palito de sorvete de madeira (se tiver em casa). Atenção, evite formalmente o uso de tesouras ou facas afiadas, pois você pode rasgar as calças!
É bom saber : Se ainda houver resíduos teimosos, pode-se colocar um cubo de gelo diretamente sobre o tecido ou em um saco plástico. Isso permitirá que você resfrie ainda mais a área afetada e remova mais facilmente os restos da gengiva.
Água fervente, outra arma letal contra chicletes embutidos em roupas
Depois do sorvete, é hora do calor! Esse método também é famoso por remover chicletes grudados nas roupas. Primeiro comece fervendo água na panela. Em seguida, despeje em uma pequena bacia onde irá integrar a parte suja da roupa por cinco minutos. O forte calor ajudará a borracha a se soltar do tecido com mais facilidade. Em seguida, use um cortador de papel levemente rombudo para remover completamente a goma, tomando cuidado para não danificar a roupa. Se você ainda vir algum resíduo teimoso, use uma escova de cerdas afiadas ou uma escova de dentes velha para removê-lo.
Você já pensou em suco de limão?
O suco de limão também é uma maneira infalível de remover rapidamente a goma de mascar do tecido. Funciona particularmente bem com roupas escuras, mas também com tecidos muito delicados. A aplicação é muito simples: adicione algumas gotas de suco de limão em uma tigela com água morna. Umedeça o local com um pano e retire a goma de mascar com a escova de dente. Ele sairá com muita facilidade!
É bom saber : quando a roupa estiver um pouco seca e o chiclete ainda estiver sobre ela, você pode usar um ferro para removê-lo com mais facilidade. Coloque em fogo médio e coloque papel manteiga ou papelão na área afetada da roupa. O efeito de aquecimento do ferro atuará então de forma inesperada: os restos da goma de mascar sairão imediatamente e grudam no papel. Você poderá então esfregar a roupa com mais facilidade. Não haverá nenhum vestígio deste infeliz acidente!