O inverno se aproxima e com ele também as dificuldades para secar as roupas. O verão em que a sua roupa seca ao sol em tempo recorde acabou. Agora você tem que ser um estrategista. Claro que existe a secadora, mas com seu alto consumo de energia é melhor limitar seu uso sob o risco de ver a conta de luz subir. Aqui estão algumas dicas para acelerar a secagem natural de suas roupas.
Como sempre, quando a modernidade nos abandona, questionamos o passado. Como nossas avós secavam a roupa? Aqui estão algumas dicas das avós que são sempre muito eficazes.
Como secar uma roupa rapidamente sem eletricidade?
No inverno as roupas podem demorar muito para secar devido ao frio e à umidade, mas você não pode esperar para sempre pela sua camiseta, blusa ou calça. Então, como você acelera a secagem de um item que você precisa desesperadamente? Aqui está uma técnica simples que requer apenas uma coisa: uma toalha de banho grande.
Como secar roupas sem eletricidade:
1- Estenda sua toalha de banho limpa e seca.
2- Em seguida, coloque a peça para secar plana por cima.
3- Enrole bem os 2, formando um rolo.
4- Aperte girando o rolo de um lado para o outro.
A toalha absorverá assim grande parte da água contida na roupa, pois apesar da centrifugação na máquina, alguma ainda permanecerá. Assim o tempo de secagem diminui e você verá que sua roupa de neoprene já está quase seca, basta pendurá-la ao ar livre, ao sol ou perto do fogão a gás para terminar de secar completamente.
Faça as escolhas certas para secar melhor a sua roupa
O cesto transbordando de roupa suja, os maus cheiros da umidade, todos nós conhecemos isso no inverno. Se você não possui uma lavadora ou secadora, aqui estão algumas dicas para lembrar:
- Centrifugar bem : esta é a base para uma boa secagem, por isso escolha o programa de centrifugação mais potente da sua máquina de lavar com base nos seus tecidos. Cuidado com tecidos delicados e frágeis.
- Escolha um bom arejador de roupas : quanto mais espaço a roupa tiver, melhor ela seca. Escolha varais grandes, varais retráteis com fios grandes ou guarda-chuvas dobráveis ou secadores, que possuem muitas barras de secagem espaçadas. Para meias e roupas íntimas, use pequenos secadores de pinos dedicados para economizar espaço.
- Escolher o local certo : é fundamental e pode mudar tudo! É preciso encontrar o melhor local para pendurar a roupa, ou seja, o menos úmido, próximo a uma fonte de calor, exposto ao sol e ventilado. Ou perto de um aquecedor, respiradouro ou abertura. Evite tomar banho, pois estimula a formação de condensação. Alongar-se ao ar livre é uma boa solução mesmo no inverno.
Espalhe bem para secar bem
Pendurar a roupa metodicamente é a melhor maneira de garantir que ela seque bem no varal ou no escorredor de roupas. Para secar, a roupa necessita de uma superfície de evaporação suficiente. Se a roupa molhada estiver apertada ou dobrada ao meio, terá dificuldade para secar e poderá até desenvolver odores de mofo .
1- Amplie o máximo possível : dê espaço! Agite e endireite a roupa úmida antes de pendurá-la. Na secadora, coloque os pedaços grandes por fora e os pequenos por dentro. Deixe uma barra vazia entre as roupas para circulação de ar.
2- Use prendedores de roupa : seque as roupas pelas pontas e “de cabeça para baixo” em vez de ficar escarranchadas no varal para evitar sobreposição de camadas de tecido.
3- Utilize cabides : para camisas e suéteres, é o ideal. Você pode pendurá-los por toda a casa, não muito estéticos, mas muito eficazes. Além disso, o cabide permite uma secagem respeitosa que evita o engomar.
4- Utilize as portas : abertas, elas podem ser uma ótima solução para pendurar grandes peças de roupa, como toalhas ou lençóis.
5- Vire a roupa do avesso: assim que um lado estiver quase seco, vire a roupa para secar o outro lado, isso economizará várias horas.
6- Retire a roupa seca : recolha gradualmente a roupa seca para deixar mais espaço para o resto da roupa.
Agora você pode esperar a estação fria com uma base sólida. Implemente essas dicas simples e você nunca mais terá que lavar roupas atrasadas.