Dormir com um cobertor recém-lavado ou usar seu moletom favorito fora do carro é ótimo. Só que você não precisa usar um amaciante caro, grosso e cheio de produtos químicos. Ingredientes ao alcance da cozinha podem ajudar você a ter um tecido macio e sedoso.
Existem outras maneiras de perfumar suas roupas para que elas saiam da máquina de lavar com um cheiro ótimo, já que amaciantes não removem manchas do tecido. Você pode ter um pano bem macio sem usá-lo.
No entanto, um truque essencial para lavar roupas é terrivelmente mal compreendido.
É fácil fazer amaciante em casa, principalmente porque você não vai precisar de muitos produtos. Você também pode escolher o perfume que preferir para suas roupas.
Ingredientes para fazer seu próprio amaciante caseiro
- vinagre branco
- Cachoeira
- Bicarbonato de Sódio
- Óleo essencial com seu perfume favorito
Como preparar amaciante em casa? O guia passo a passo
- Em um recipiente plástico, dilua a água e o vinagre. Deve-se usar para cada duas medidas de água, meia xícara de vinagre.
- Em seguida adicione o bicarbonato de sódio. A medida aproximada deve ser de uma colher de sopa para cada medida de vinagre. Tenha cuidado ao incorporar na mistura, faça aos poucos, pois a reação química causa efervescência.
- Quando a reação terminar, misture tudo bem com uma colher.
- É hora de adicionar algumas gotas do seu óleo essencial favorito. O mais usado costuma ser o lavanda porque lembra o “cheiro de limpeza”, mas você tem uma grande variedade.
- Agora você tem seu próprio amaciante caseiro. Basta colocá-lo no tanque apropriado e desfrutar de um aroma agradável em suas roupas. Magia, certo?
Dicas para lavar suas roupas favoritas sem estragá-las
Leia atentamente o manual da máquina de lavar
É uma ação que tendemos a ignorar. Basta lembrar que nem todas as máquinas de lavar são iguais e não possuem o mesmo tipo de programas especializados para cada tipo de roupa, que devemos utilizá-las em qualquer caso.
Preste atenção especial aos rótulos de cada item
Indicam o tipo de composição, instruções e conselhos de lavagem. Terá sempre que prestar atenção à caixa que indica o tipo de temperatura, lavagem, ciclos, engomadoria, etc. Esta será a melhor forma de evitar que as suas roupas sejam danificadas por negligência.
Sempre separe as roupas por cor
Embora possa parecer um conselho óbvio, quem nunca teve uma peça de roupa que desbotou por ter sido misturada com outra de tom mais escuro? Para melhores resultados recomendamos separar brancos, cores claras, cores escuras ou pretas e tecidos delicados.
Diferencie por tipo de tecido
Depois de estudar a etiqueta de cada peça e da máquina de lavar, podemos escolher o tipo de programa mais adequado para cada uma. Muitas vezes utilizamos dois ou três programas básicos para todas as peças, sejam elas de algodão, sintéticas ou de seda, mas o caminho certo seria escolher programas específicos para que cada peça receba o tipo de lavagem e centrifugação que necessita, para que fique imaculada por mais tempo. .