O vinagre branco não deve ser usado para limpar cinco itens – pode danificá-los facilmente

Por ser um poderoso produto natural, o vinagre é reconhecido por suas propriedades purificantes e desinfetantes na área de limpeza. Portanto, para a maioria das pessoas, não há problema em usar vinagre branco destilado em todas as superfícies. Embora possa remover manchas e sujeira persistentes, não deve ser usado em certas superfícies e objetos.

Você pode usar vinagre branco para limpar a maioria dos cômodos da sua casa. Porém, não é recomendado aplicá-lo em determinadas áreas do banheiro ou cozinha. Isso pode danificá-los facilmente.

Para evitar consequências irreversíveis, revelamos os locais da sua cozinha e banheiro que não devem ser limpos com vinagre branco.

Tecidos de estofos

As fibras do estofamento podem ser danificadas pelo vinagre branco porque é muito forte. Isso pode causar lágrimas e outros problemas. O vinagre também pode deixar um odor muito forte e difícil de eliminar.

superfícies pintadas

Ao usar vinagre branco em superfícies pintadas, o ácido que ele contém corre o risco de descascar a tinta, descolorir e embaçar a superfície. O ácido também pode causar deformações e rachaduras.

Superfícies metálicas e objetos metálicos

Você provavelmente já ouviu falar que o vinagre ajuda a remover a ferrugem das facas. Se você usar esse truque com frequência, poderá acabar com facas cegas e danificadas. Na verdade, este poderoso produto natural pode manchar e corroer o acabamento de cobre, latão e aço inoxidável.

O vinagre também pode remover o revestimento da maioria das louças sanitárias, causando ferrugem e outros danos.

superfícies de madeira

Para muitas pessoas, a melhor forma de limpar uma superfície de madeira é usar vinagre. Porém, essas pessoas não sabem que o vinagre, mesmo diluído, desgasta gradativamente o acabamento das superfícies de madeira.

A verdade é que a madeira pode absorver umidade e o ácido do vinagre pode retirá-la e danificá-la com o tempo. Quando o acabamento protetor é removido pelo ácido, a madeira fica vulnerável ao desgaste.

Nesta situação, é aconselhável recorrer a um detergente ideal para a limpeza de madeira. Portanto, produtos multiuso não devem mais ser utilizados, a menos que seja indicado que o produto pode limpar uma superfície de madeira com confiança.

Superfícies de pedra

Você já sabe que o vinagre contém ácido. Por este motivo pode danificar superfícies porosas e duras como travertino, calcário, granito e mármore.

Independentemente de o vinagre branco permanecer por muito tempo na superfície da pedra, ele pode causar danos. O ácido corrói a superfície e remove o selante que a protege contra descoloração e manchas. Ao usar vinagre em superfícies de pedra, lembre-se de que elas podem ficar descoloridas e manchadas.