Orquídeas: 5 dicas simples e eficazes para reanimá-las

Entre as plantas mais bonitas que todos queremos em casa estão as orquídeas. Mas quem, depois de adquiri-las, conseguiu realmente manter esta planta viva e em bom estado? Porque o mais difícil é continuar a florir o maior tempo possível e conseguir fazer crescer novos rebentos.

As orquídeas são uma das flores mais comuns e apreciadas. Possuem cores vivas e exóticas, e conferem classe e personalidade aos locais onde se encontram. É uma planta tropical e perene, mas requer cuidados adequados.

A orquídea é uma das plantas de interior mais elegantes e refinadas e muitas pessoas se desesperam quando a folhagem começa a perder o brilho e a planta começa a murchar. Mas não devemos perder a esperança. Fazer uma orquídea florescer é simples: você só precisa saber como fazer!

Nas páginas seguintes você verá como cuidar das orquídeas graças a 3 dicas eficazes e fáceis mesmo para quem infelizmente não tem o dedo verde.

1) Observe as raízes antes de regar
Para saber se sua orquídea precisa ser regada, observe a aparência e a cor das raízes. Quando estes ficam opacos e acinzentados, significa que a rega pode ser feita. Se forem brilhantes e verdes, não precisam de água.

2) Cuidado com gotejamentos
A causa número um do fracasso no cultivo de orquídeas é o excesso de água. Isso causa o apodrecimento das raízes e, portanto, a morte da planta. Regue generosamente, uma vez por semana e seguindo os primeiros conselhos. Mas acima de tudo, escorra bem o vaso, nunca deixe água no pires e evite ao máximo regar o coração da folhagem.

3) Pulverize as folhas
Lembre-se de borrifar frequentemente as folhas da sua orquídea com um pulverizador. Se puder, faça isso uma vez por dia. Desta forma você manterá um ambiente úmido próximo à sua planta, o que é muito benéfico para ela.

4) Use uma bandeja umidificadora
Para umidificar adequadamente o ar do seu ambiente, você pode colocar uma cama de bolas de argila ou cascalho em uma bandeja e colocar o seu vaso de orquídea por cima. Certifique-se de que sempre haja um pouco de água no fundo da bandeja. Argila ou cascalho evitam que as raízes fiquem encharcadas de água e, portanto, não apodrecem.

5) Fertilize com moderação
As orquídeas não precisam de muitos nutrientes. Claro que você pode usar um fertilizante especial para orquídeas, mas um fertilizante orgânico caseiro também funciona. Porém, tome cuidado com a overdose, é necessário diluir o fertilizante e não dar mais de uma vez a cada quinze dias.

Quando sua planta crescer, ou seja, produzir novas folhas, forneça fertilizante de nitrogênio. Já se sua planta estiver florescendo, ajude-a dando-lhe fertilizante rico em potássio. Se você não sabe se sua orquídea está florescendo ou crescendo, adicione esses dois tipos de fertilizantes alternadamente