A serotonina é um neurotransmissor que afeta nosso humor e apetite. Quando uma pessoa sofre de depressão, os médicos geralmente prescrevem medicamentos antidepressivos que ajudam a aumentar os níveis de serotonina .
Quando nosso corpo secreta pouca serotonina, podem surgir distúrbios como depressão , insônia , ansiedade, estresse, agressividade e, em alguns casos, até obesidade.
O triptofano é um aminoácido presente em muitos alimentos e que, uma vez ingerido, aumenta a produção de serotonina no organismo.
A serotonina tem um efeito calmante , ajudando-nos a relaxar e a acalmar. É essencial para regular o apetite, prevenir a depressão e regular os níveis de açúcar no sangue.
Ao intervir também na liberação de melatonina, hormônio que regula os períodos de sono e vigília, a serotonina nos ajuda a melhorar o sono e a dormir mais .
Para aumentar os níveis de serotonina é necessária uma alimentação adequada, composta por nutrientes ricos em triptofano, mas também nutrientes como vitamina B6 e magnésio: abaixo listamos os melhores.
- Grãos como quinoa, trigo sarraceno, arroz integral e aveia
- datas
- Frutos secos (nozes e amêndoas) e sementes (gergelim, chia, linho, girassol)
- Peixes como salmão, atum fresco, arenque, cavala e sardinha
- Legumes como brócolis, milho, couve-flor, abóbora e folhas verdes
- Frutas como abacaxi, abacate, kiwi, manga e banana
- Algas marinhas, como a espirulina
- Leguminosas como lentilha
- Ovo.