Existem alguns alimentos muito ricos em benefícios, que podem fazer bem à saúde graças aos seus nutrientes. Alguns deles têm a capacidade de aumentar a produção de serotonina , hormônio associado, entre outras coisas, à felicidade. A serotonina também afeta o comportamento, o apetite, a digestão, a memória e o sono.
Peixe azul . A presença de ácidos graxos ômega 3 no sangue tem sido associada a níveis mais elevados de serotonina. Sugere-se consumir peixes oleosos como salmão, sardinha, atum, cavala, anchova e anchova.
Carne . Carnes magras, como peru e frango, são ricas em triptofano, aminoácido essencial que promove o aumento da serotonina no cérebro.
Ovos e laticínios . Também muito rico em triptofano, o seu consumo moderado ajuda a aumentar os níveis de serotonina. Iogurte e leite são recomendados.
Leguminosas . Lentilhas e grão de bico são ricos em fibras, proteínas vegetais, vitaminas, minerais e triptofano, e têm muito pouco colesterol.
Cereais . O arroz e a farinha integral aumentam os níveis de serotonina, estimulam a secreção de insulina, hormônio que aumenta a disponibilidade de triptofano.
Frutas secas . Amêndoas torradas, nozes, sementes de girassol e abóbora são ricas em triptofano.
Chocolate . O cacau ajuda o corpo a absorver melhor o triptofano, aumentando os níveis de serotonina no cérebro. Além disso, possui ação estimulante.
Frutas e legumes . O abacaxi é particularmente eficaz contra a depressão: contém compostos ativos que estimulam a produção de serotonina. A banana também é rica em nutrientes e fibras que, entre outras coisas, nos fazem sentir mais felizes. Feijão, alcachofra e agrião promovem o aumento da serotonina.