Você usa regularmente o forno para aquecer pão, preparar bolos ou preparar pratos deliciosos. Mas apostamos que você não conhece todos os recursos. Na verdade, em alguns modelos, se você olhar com atenção, notará a presença de um compartimento removível na parte inferior. Não, este espaço não se destina a guardar tachos e panelas. Mas então, para que serve exatamente?
A cozinha é um dos nossos locais preferidos da casa. Lá passamos muito tempo: é lá que deixamos a criatividade e a imaginação culinária falarem por si, ou que multiplicamos anedotas e memórias familiares. E, claro, estamos rodeados de eletrodomésticos funcionais e práticos para simplificar o nosso dia a dia. Entre eles está o forno. Embora solicitado quase diariamente, esconde muitos segredos que poucos conhecem. Um deles nada mais é do que este famoso compartimento localizado na parte inferior do aparelho. Parece uma simples gaveta de armazenamento, frequentemente encontrada na maioria das cozinhas. Geralmente o utilizamos para guardar nossos utensílios, como panelas. No entanto, também tem uma utilização completamente diferente e completamente insuspeitada.
Para que serve o compartimento do forno?
Um forno na cozinha – Fonte: spm
Muitos fornos hoje em dia possuem um compartimento sob a porta do aparelho. Alguns nem sabem que ele existe, enquanto outros o relegaram à categoria de simples armário onde guardam filme plástico, papel manteiga, panelas ou potes. Longe de ser um simples compartimento de arrumação, a sua função real é muito mais útil e interessante.
Inicialmente, este espaço foi criado como uma gaveta de aquecimento, para manter aquecidos os alimentos previamente cozinhados. Por exemplo, depois de preparar um delicioso frango assado, em vez de deixá-lo ao ar livre na bancada da cozinha, você pode instalá-lo perfeitamente neste compartimento para que retenha o calor antes de ir para a mesa.
Obviamente nem todos os modelos possuem este tipo de cavidade, às vezes existe apenas um simples revestimento fixo. Porém, se o seu se beneficia disso, seria uma pena não aproveitar!
Como saber se é uma gaveta de aquecimento?
Abra o forno – Fonte: spm
Para saber se a gaveta embaixo do forno é um aquecedor de pratos, é importante verificar duas características específicas:
- Em primeiro lugar, o compartimento deve ser feito do mesmo material com que foi construído o próprio forno.
- Outra pista importante: ou você encontrará uma mensagem escrita dentro do próprio compartimento, ou o manual do seu forno lhe dirá a funcionalidade exata desta gaveta.
É claro que esta gaveta foi concebida exclusivamente para manter os alimentos quentes neste espaço. Em nenhum caso tem potência para aquecê-los como um micro-ondas ou cozinhá-los como o próprio forno.
Como funciona a gaveta de aquecimento?
A porta do forno fechou – Fonte: spm
Este compartimento de aquecimento funciona de uma forma muito simples: utiliza o ar quente libertado pelo forno para manter simultaneamente o calor dos alimentos que saem do aparelho. Desta forma, os seus pratos mantêm a temperatura certa antes de serem servidos à mesa.
Isto é especialmente útil quando o menu diário inclui vários pratos que você cozinha no forno . À medida que se revezam no cozimento, esse espaço de aquecimento evitará que você tenha que reaquecê-los no forno ou no micro-ondas.
Esta solução é portanto muito útil, principalmente quando tem convidados em casa e eles chegam um pouco atrasado