Há um segundo furo no bidê do banheiro e é muito útil: não foi feito apenas por estética, mas é 100% funcional
Existe um segundo orifício no bidé e não tem uma característica puramente estética como muitos pensam. Na realidade, este detalhe de design foi pensado para ter uma funcionalidade de emergência embora nos novos modelos pareça estar a desaparecer completamente. O orifício superior adicional do bidé é necessário, para não dizer fundamental em certas ocasiões. Muitas vezes ninguém sabe a sua verdadeira função e a razão pela qual foi criado.
Todos os bidês têm furo secundário?
Na maioria dos casos, as louças sanitárias são escolhidas a nível estético e nunca funcional. Este é agora o sentimento de todas as famílias na maioria dos estados onde o bidê é usado.
Esta é uma ferramenta funcional, mas também deve ser esteticamente agradável para combinar perfeitamente com todos os móveis escolhidos para o ambiente do banheiro. Muitos terão notado um segundo furo posicionado bem no centro interno da estrutura.

É importante destacar que aquele furo – o mesmo presente também na pia – foi criado para uma ação funcional e muito importante. Nem todas as louças sanitárias o possuem hoje , justamente porque o consumidor busca uma estética completamente diferente ao procurar bidês que não tenham esse furo. É um grave erro de julgamento, porque muitas vezes ignoramos o que pode realmente acontecer em situações perigosas.
Para que serve o segundo furo no bidê?
Este é um buraco inventado na Inglaterra por uma razão funcional muito específica. A água neste país sempre foi considerada – como deveria ser em todo o lado – um bem precioso. Para limitar o desperdício, optou-se por colocar este furo diretamente ligado ao tubo de drenagem para que não pudesse ser utilizada mais água do que a necessária.
Com o tempo, foi descoberta uma segunda função: evita que a água saia do bidê caso você esqueça a torneira aberta ou se as crianças brincarem com muita curiosidade e sem controle.
O buraquinho na Itália é chamado de “overflow” e está sempre presente em bidês e pias de cozinha. Muitas vezes pode ser encontrado semelhante na banheira ou na pia da cozinha.
Conforme mencionado, isso é fundamental para escoar o excesso de água, evitando desastres e afins. Na maioria dos casos é um acúmulo de calcário e deve ser bem lavado como se faz no banheiro.
Esta função vai desaparecendo gradativamente com os novos designs disponíveis, tentando evitar o posicionamento do furo considerado sem valor estético proeminente. Para quem ainda o tem, é importante considerá-lo pelo que ele é, ou seja, um salva-vidas em caso de acidentes ou se usar para manter a água aberta por mais tempo do que o necessário.
O conselho é sempre limpar o furo eliminando restos de sabão e calcário, para que ele faça seu trabalho corretamente.