Ter plantas atraentes em sua casa ou escritório é uma promessa de convívio e tranquilidade. E traz alegria e um visual exuberante ao ambiente! A preocupação: mesmo cuidando bem dele, é difícil evitar a invasão de insetos. Assim que houver alguma vegetação ao redor, essas pragas não poderão deixar de vagar por aí. Infelizmente, seus vasos de flores podem sofrer rapidamente. Esse tipo de infestação pode causar muitos danos às suas plantas.
Como evitar doenças, apodrecimento e crescimento atrofiado de suas lindas plantas? Graças ao truque que iremos revelar a você. Sua arma secreta: uma caixa de fósforos. Você não pode imaginar o quão úteis essas varas de madeira serão para você.
Por que plantar fósforos no seu vaso?
Muitos parasitas podem ser vistos a olho nu. Muitas vezes os notamos rastejando nas folhas de nossas plantas e tentamos nos livrar deles de uma forma ou de outra. Mas muitos deles também são microscópicos e, portanto, impossíveis de detectar. Eles tendem a se esconder no solo, principalmente quando está úmido e quente. Mosquitos, aranhas, pulgas, pulgões, gorgulhos… Todos estes parasitas têm a capacidade de destruir insidiosamente a sua planta ou enfraquecer as suas raízes, levando ao seu desaparecimento.
Na verdade, eles mordiscam as raízes e a planta acaba amarelando, secando e morrendo. Mas, felizmente, os fósforos virão em seu socorro para repeli-los naturalmente. Este método certamente irá agradar você: esses palitos comuns irão ajudá-lo não apenas a afastar as pragas, a resolver o problema das ervas daninhas, mas também a perder nutrientes do substrato.
O processo é simples: pegue alguns fósforos e simplesmente coloque-os de cabeça para baixo no chão (de cabeça para baixo). Quanto maior o pote, mais fósforos você precisará. A composição química dos fósforos tem efeito tóxico sobre os parasitas. Os insetos inevitavelmente se afastarão. Mas não é só isso: os fósforos são ricos em potássio, fósforo, magnésio e fosfato. Atuarão, portanto, como um verdadeiro repelente e fornecerão ao solo as substâncias essenciais para nutrir a planta.
Portanto, graças ao fornecimento destes minerais, você poderá estimular o crescimento de suas plantas. Basta usar alguns fósforos para preparar o adubo: jogue cerca de quinze fósforos no regador e encha-o de água. Deixe descansar até o dia seguinte. As cabeças dos fósforos se dissolverão e impregnarão a água com suas propriedades. Tudo o que você precisa fazer é regar suas flores a cada duas semanas com este fertilizante líquido. Este é um fertilizante eficaz e muito econômico!
Outras dicas para proteger suas plantas de pragas
- Bicarbonato de Sódio
Além dessas notáveis propriedades de limpeza que você provavelmente já conhece, o bicarbonato de sódio também é eficaz no combate a doenças fúngicas e na prevenção de pragas que nidificam nas folhas. Como preparar este inseticida e fungicida caseiro? Em um litro de água, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de óleo de nim. Em seguida, borrife esta solução diretamente nas áreas infestadas da planta para eliminar os parasitas de uma vez por todas.
- pimenta vermelha em pó
A pimenta vermelha em pó é frequentemente usada nos casos mais graves de infestação de parasitas de plantas: é um repelente poderoso, especialmente para afastar pulgões. O remédio é simples: misture 2 colheres de sopa de pimenta vermelha em pó com 6 a 7 gotas de detergente líquido. Despeje esta mistura em um recipiente grande contendo quatro litros de água. Deixe esta solução descansar durante a noite. No dia seguinte, coloque em um borrifador e borrife nas partes afetadas da planta. Realmente funciona: quem já usou esse spray diz que os parasitas desaparecem muito rapidamente com apenas uma aplicação.
- folhas de nim
A folha de Neem prova ser um pesticida natural muito eficaz no controle de diversas pragas de insetos. É, portanto, uma opção ideal para prevenir a infestação de insetos nas plantas de sua casa. Conselhos de utilização: Mergulhe as folhas de neem em água durante a noite. Ferva cuidadosamente a água com estas folhas na manhã seguinte. Retire as folhas e reserve para deixar a água esfriar. Porque é essa água com infusão de nim que você vai borrifar na planta infectada. O cheiro e o sabor dissuadirão imediatamente os insetos. Para maior eficácia, use este spray duas vezes por semana.