Houve uma época em que o ponto cruz fazia parte do kit doméstico, desde lençóis até toalhas ou cortinas que eram decoradas e costuradas à mão pelas donas da casa.
Uma arte milenar que se perdeu gradualmente ao longo do tempo, mas pode acontecer que ao abrir o “baú velho da avó”, descubra toalhas ou lençóis um pouco desbotados mas que não perderam o encanto do trabalho feito à mão.
Ponto cruz antigo sem uso
A prática do bordado pode ser considerada uma arte sustentável , pois oferece diversas oportunidades de reciclagem. Por exemplo, é possível reaproveitar fios de fios velhos, ou recuperar peças de roupa antigas e dar-lhes nova vida através do bordado.
Uma peça central de ponto cruz feita de tecido velho é uma maneira elegante de adicionar cor e atmosfera à sua casa.
Estes objectos podem ser reciclados e aproveitados mas enquadrando-os num contexto mais moderno, como fazer uma peça central em tecido cru mas enriquecido por um ponto cruz bordado no passado.
Reutilizar tecidos decorados em ponto cruz é uma excelente ideia para criar novos acessórios de decoração e olhar o mundo de uma perspectiva diferente. Muitas vezes estes tecidos são pequenas obras de arte feitas com amor, talvez pela nossa bisavó ou por nós mesmos há muitos anos.
Porém, você pode utilizá-los de forma moderna para dar nova vida a essas memórias, criando algo único e pessoal para sua sala ou casa em geral. Assim, você pode dizer com orgulho que criou algo lindo com suas próprias mãos.
Peça central única
A reciclagem da costura com tecidos em ponto cruz é uma prática que está se tornando cada vez mais popular. Estes tecidos, muitas vezes feitos à mão e transmitidos de geração em geração, são verdadeiras obras de arte, cheias de história e significado.
Porém, com o tempo, podem perder o uso original, acabando esquecidos no fundo do guarda-roupa.
Em vez de deixá-los ali acumulando poeira, você pode usá-los de forma criativa, dando-lhes uma nova vida. Por exemplo, almofadas, cobertores, toalhas de mesa, cortinas e outros acessórios de decoração podem ser feitos com estes tecidos decorados à mão.
Desta forma, poderá trazer um toque de originalidade e história pessoal para a sua casa, o que tornará cada divisão única e especial.
Jogos americanos para a mesa
Para fazer esses projetos, você pode utilizar técnicas de costura tradicionais, como a máquina de costura ou a costura manual. Também é possível combinar tecidos bordados com tecidos novos, criando assim combinações originais e surpreendentes.
Uma segunda ideia esplêndida para reciclar tecidos com ponto cruz é utilizá-los para fazer jogos americanos para os seus almoços ou jantares em casa, bastando colocá-los na lateral ou no centro para dar um toque “americano” à sua mesa.
A reciclagem de tecidos de ponto cruz é uma prática sustentável, na verdade ao reaproveitar materiais existentes, o desperdício é reduzido e contribui para a preservação do meio ambiente. Desta forma, você poderá ter a satisfação de criar algo bonito e útil, sem prejudicar o nosso planeta.