Alguns de nós já notamos a presença de uma fivela nas costas das camisas masculinas. Porém, ninguém sabe o real motivo da existência deste loop neste exato local. Existem várias versões explicando isso. Descubra-os sem demora.
As camisas masculinas geralmente têm um laço costurado na parte de trás do pescoço para ajudar a segurar o laço da gravata borboleta no lugar. As fivelas são frequentemente encontradas em camisas de alta qualidade usadas em eventos especiais.
Para que serve o laço nas costas das camisas masculinas?
TEORIA NAVAL
Muitos historiadores e especialistas em vestuário acreditam que a história desta fivela está diretamente relacionada aos marinheiros americanos da primeira metade do século XX. Devido ao espaço limitado dentro dos navios, as cabines foram equipadas com guarda-roupas compactos ou minúsculos cabides.
E como os armários não eram largos o suficiente para caber um cabide, as camisas dos marinheiros tinham presilhas. Isso tornou as camisas mais fáceis de guardar e secar. Além disso, um cabo de segurança adicional poderia passar pelo anel.
TEORIA UNIVERSITÁRIA
A outra teoria apoiada é que esse detalhe do vestido apareceu na década de 1950 nos campi universitários como uma evolução do estilo formal. O estilo preppy é uma mistura de estilo empresarial masculino e estilo casual chique para alunos e estudantes.
Um dos representantes da marca de roupas Gant disse que foi a empresa deles que começou a produzir essas camisetas para o campus da Universidade de New Haven e, posteriormente, para a Universidade de Yale. E que o designer que inventou esse estilo já foi marinheiro.
O CÓDIGO SECRETO
Esse pequeno pedaço de pano também se tornou uma espécie de código secreto que identificava os alunos com base no fato de serem solteiros ou estarem em um relacionamento. De acordo com a marca de Gant em seu site, diz-se que sempre que um homem não usava gravata, era para sugerir que ele estava namorando alguém. Porém, se ele o usasse, então não tinha nenhum relacionamento e estava aberto a conhecer pessoas.
Assim, e embora com o tempo tenha se tornado um mero detalhe anedótico, o pedaço de tecido que algumas camisas trazem nas costas tornou-se fundamental. Um detalhe que não só serviu para evitar vincos na camisa, mas também se tornou uma espécie de código para determinar a situação pessoal.
OUTROS SIGNIFICADO
As camisas encaracoladas se tornaram muito populares entre os estudantes. É por isso que outros fabricantes de camisas como Brooks Brothers e Wren seguiram o exemplo de Gant. À medida que o estilo evoluiu, a malha cacheada ganhou novos significados. Por exemplo, com o tempo a fivela ganhou uma conotação romântica: puxar a fivela era uma forma de demonstrar interesse por um menino (estudante).
Por causa de sua conotação romântica, os estudantes que usavam camisas de fivela, mas não namoravam garotas, eram rotulados como gays. Isso tornou as camisas com fivelas muito impopulares na época. Mas como não havia necessidade de jogá-los fora, a maioria dos alunos cortou o laço. É por isso que a tendência das camisas encaracoladas desapareceu. No entanto, muitos fabricantes contemporâneos criam estas camisas para reavivar a tradição e dar aos consumidores a oportunidade de desfrutar dos seus benefícios práticos .