Quando se trata de roupas, todos nós temos nossos próprios hábitos e preferências de lavagem na máquina. Em geral, para eliminar a sujeira e erradicar as bactérias, as altas temperaturas são mais aconselháveis. No entanto, usar constantemente o ciclo quente ou mesmo quente consome muita energia. você quer economizar algum dinheiro? Inesperadamente, embora este método pareça menos eficaz, lavar a roupa em água fria tem vantagens significativas. Vamos fazer um balanço.
Por que é recomendado lavar roupas em água fria?
Em média, uma máquina de lavar utiliza 90% da sua energia apenas para aquecer água. Se quiser reduzir esse consumo, é preciso alternar a lavagem em água fria de vez em quando. Ao contrário da crença popular, este método tem muitas vantagens para a sua roupa: na verdade, você não expõe a roupa ao desbotamento, ao encolhimento ou ao estiramento. Os danos ocorrem frequentemente ao lavar a roupa em água quente. De referir que, hoje em dia, os detergentes são muito eficazes mesmo em água fria. Dissolvem sujidade, pó ou vestígios de suor mesmo a 25 ou 30°C. Além disso, as manchas de sangue são muito melhor limpas com água fria ou ligeiramente morna. Este também é o caso das manchas de vinho tinto ou de café.
Claro, é sempre importante ler as instruções nas etiquetas das suas roupas. Muitos deles, principalmente os mais delicados, necessitam de lavagem a frio com temperatura máxima de 30°C. Roupas de lã, por exemplo, devem ser lavadas em água morna ou até fria. O mesmo princípio para trajes de banho, vestidos de seda e cortinas. Devem ser lavados a 20°C com detergente líquido. É importante evitar água quente, pois pode danificá-los e descolori-los.
Obviamente, o programa de lavagem a quente é absolutamente necessário para matar micróbios e germes. Porque a água fria não é virulenta o suficiente para banir as bactérias. Além disso, para limpar bem a roupa, a roupa interior ou a roupa de cama das crianças, é sempre melhor apostar nas altas temperaturas. Além disso, quando a máquina de lavar está cheia de água quente desde o início, ela absorve melhor o suor e as manchas de gordura. Será mais fácil matar os germes logo no processo de imersão. Já o detergente conseguirá limpar melhor as manchas e oferecer mais brancura.
Qual detergente usar para lavagem em baixa temperatura?
Ao utilizar um detergente que pode ser eficaz a baixas temperaturas, reduz os custos de energia e preserva a qualidade das suas roupas. Lembre-se de verificar as recomendações de lavagem do seu sabão em pó (geralmente na parte de trás do recipiente) antes de escolher uma temperatura baixa para lavar. Tenha em mente que as baixas temperaturas também podem proteger os tecidos e manter a vitalidade das cores, enquanto as altas temperaturas podem danificar as fibras naturais dos tecidos e causar enrugamento nas fibras sintéticas.
Ciclo de lavagem: como proteger as cores das suas roupas?
O desbotamento da máquina é um fenômeno recorrente. Todos temos medo de perder as cores originais das nossas roupas. Porém, basta adotar os gestos corretos e tomar alguns cuidados para não cair nessa armadilha.
Aqui estão algumas dicas úteis:
- Separe sempre as suas roupas de acordo com as condições de temperatura descritas na etiqueta.
- Não adicione muito detergente . Muita água com sabão pode estragar sua roupa!
- Se não tiver certeza de qual programa definir, escolha aquele com temperatura mais baixa.
- Pequeno truque caseiro: a cada ciclo, lembre-se de colocar uma colher de açúcar no compartimento da máquina de lavar. O açúcar protege os tecidos do desbotamento e preserva a aparência original das roupas. Se a sua roupa recebe frequentemente o tratamento de lavagem errado, outro método pode ser muito eficaz. Pegue uma tigela grande e misture a água com 3 colheres de açúcar. Em seguida, mergulhe os tecidos (escuros ou claros) na solução. As cores serão rapidamente revividas!
- Sempre vire as roupas coloridas do avesso.
- Feche os botões e zíperes.
- Ao secar ao ar livre, escolha um local com sombra para suas roupas coloridas. Muito sol pode causar desbotamento.