As máquinas de lavar estão equipadas com diferentes programas e opções de lavagem que nos permitem lavar a roupa de acordo com as nossas necessidades específicas. Um desses programas é o modo Quick Wash. Como o nome sugere, este modo envolve lavar a roupa num tempo muito curto em comparação com um ciclo de lavagem convencional. Isso certamente economiza tempo, mas o modo rápido tem suas desvantagens. Descubra as três razões pelas quais donas de casa experientes não usam o programa de lavagem rápida.
As máquinas de lavar possuem um programa curto que permite lavar a roupa em pouco tempo. A duração do ciclo depende da máquina de lavar; Pode ser 30 minutos, 45 minutos ou 60 minutos. Este programa é definitivamente útil para lavar roupa quando você não tem muito tempo. No entanto, tem desvantagens que fazem com que algumas pessoas evitem isso.
Quais são as 3 razões pelas quais as donas de casa experientes não usam o programa de lavagem rápida?
O programa Quick Wash tem 3 desvantagens principais.
- O ciclo de lavagem rápida consome muita energia
Tal como o ciclo clássico, o ciclo Quick Wash possui um ciclo de lavagem, enxaguamento e centrifugação. A única diferença é que a duração do programa rápido não ultrapassa uma hora. Para fazer isso, este modo precisa aquecer mais rápido, e é isso que o torna intensivo em energia. Para lavar a roupa de forma a poupar energia, pode optar pelo modo eco. Neste modo, a água é aquecida gradualmente para não provocar um consumo excessivo de energia. A temperatura não excede 30-50°C. Além disso, o tempo de lavagem é maior para compensar a baixa temperatura de lavagem.
- O ciclo de lavagem rápida não remove todas as manchas
Este modo rápido pode ser adequado para roupas que não estejam muito manchadas ou sujas . E por um bom motivo, o curto tempo de ciclo não é suficiente para remover toda a sujeira. Além disso, a temperatura costuma ser de 30 ou 40°C, o que significa que este modo não permite desinfetar roupas , principalmente lençóis, roupas íntimas ou roupas de criança que requeiram um ciclo quente de 60°C. Uma temperatura de 40°C, no entanto, é adequada para lavar tecidos sintéticos ou de algodão.
- O ciclo de lavagem rápida lida com uma pequena quantidade de roupa
Não é recomendado encher o tambor ao utilizar este modo de lavagem. Este ciclo rápido tolera menos capacidade de roupa do que a capacidade máxima da máquina e, por boas razões, utiliza menos água e tempo. Se sobrecarregar o tambor, as suas roupas não poderão ser lavadas adequadamente. Além disso, este ciclo de lavagem rápido não enxagua a roupa adequadamente, pois o ciclo de enxágue é curto. Resíduos de sabão em pó podem grudar nas roupas e causar alergias em pessoas com pele sensível. É por isso que não é recomendado utilizar este programa de lavagem para lavar a roupa do seu bebé. Observe também que o modo de lavagem rápida é contraindicado para roupas íntimas delicadas , como seda, lã ou renda. Estes últimos requerem uma lavagem delicada, o que o programa curto não permite. Observe que a máquina de lavar possui um programa para tecidos delicados. Neste caso, o tambor gira em baixa velocidade para não danificar a roupa.
Dito isto, o modo de lavagem rápida economiza tempo lavando roupas em menos de uma hora. Mas é um modo que consome muita energia e que, além de suportar apenas uma pequena quantidade de roupa, não permite uma lavagem profunda e, portanto, não é adequado para roupas muito sujas ou manchadas.