Por que os encanadores desaconselham jogar água quente na pia? É por um motivo importante

Uma pia entupida é um dos acidentes domésticos mais comuns. Uma das maneiras infalíveis de se livrar de um entupimento no ralo é despejar uma panela com água quente diretamente em uma pia entupida.

Muitas vezes, água fervente é usada sozinha ou misturada com outros produtos para desentupir canos. Embora muito eficaz, esta técnica parece apresentar riscos. Portanto, se você está acostumado a despejar água fervente na pia, pense duas vezes antes de agir. Explicamos o porquê neste artigo.

Quando você deve evitar derramar água fervente na pia?

Quando a água escoa mais lentamente do que o normal, o reflexo que muitas vezes se adota é despejar água fervente. Este método, tanto natural como ecológico, não é, no entanto, recomendado em nenhum caso particular.

Às vezes é necessário usar água fervente   para desentupir a pia.   Ao contrário dos tubos de metal, os tubos de PVC não suportam altas temperaturas.  Derramar regularmente uma grande quantidade de água quente pode danificar os tubos de plástico.   Isso geralmente causa deformação do plástico e delaminação das vedações. Para evitar problemas de encanamento mais sérios, use uma pequena quantidade de água fervente que esfriará quando entrar em contato com um sistema de encanamento em temperatura ambiente.

Quando a água fervente deve ser despejada na pia?

Além do comprovado truque da água fervente, existem   outros truques práticos da avó para   eliminar qualquer bloqueio nos canos em muito pouco tempo. Seguindo essas dicas, você saberá quando despejar água fervente na pia.

  • Limpe os canos embaixo da pia

Muitas vezes são as gorduras ou os restos de comida que bloqueiam o fluxo de água na pia. Antes de tentar as dicas a seguir, limpe primeiro o encanamento da pia. Para fazer isso, coloque um balde embaixo da pia e desparafuse as porcas que prendem o cano para esvaziar todo o seu conteúdo.  Traga uma luva e   uma escova de dentes para   remover qualquer sujeira remanescente no interior. Por fim,   abra a torneira para dar descarga nos canos.

  • Use um cabide de metal para desentupir a pia

Se você não tem um furão mecânico em casa, você sempre pode tentar o truque do gancho de arame para desentupir canos. Este objeto de metal pode dobrar facilmente e ajudar a remover entupimentos.  Desenrole o cabide do gancho para formar uma longa haste de metal e insira-o   no tubo. Depois, com movimentos de vai e vem, você vai retirar toda a sujeira presa dentro dos canos.

  • Despeje o bicarbonato de sódio, o sal e o vinagre branco na pia

Você também pode usar produtos naturais disponíveis em casa para desentupir canos. Aqui estão os ingredientes que você vai precisar:

  • 150 g de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de sal
  • 120 ml de vinagre branco

Comece despejando o bicarbonato de sódio nos canos e, em seguida,   adicione o sal  antes de despejar o vinagre branco.  A mistura produzirá uma reação instantânea na forma de espuma.  Deixe agir por meia hora antes de despejar a água quente na pia.

  • Use cristais de refrigerante para desentupir uma pia entupida

Pegue uma xícara de cristais de refrigerante e despeje diretamente no cano da pia. Em seguida, despeje água fervente e espere alguns segundos antes de enxaguar.  Este truque permitirá eliminar a graxa que ficou presa no tubo, o que levará à remoção do entupimento.  Você pode repetir isso uma vez por semana para evitar problemas semelhantes. Lembramos que água fervente não deve ser despejada em canos de plástico.

  • Desentupir a pia com uma mangueira de jardim

Para este truque, você só precisará de uma mangueira de jardim. Embora seja surpreendente, este truque permitirá desentupir a pia com este acessório de jardinagem. Remova o ralo da pia e insira a mangueira de jardim nele. Deixe a água fluir pelos canos e   a pressão permitirá remover facilmente o bloqueio que está bloqueando o fluxo da água.

Derramar água fervente para desentupir os ralos pode ser muito útil em alguns casos. Porém, esta técnica está sujeita a certas condições para não danificar as tubulações.