Por que você não deveria secar suas roupas em casa?

Embora a roupa seja geralmente seca ao ar livre, às vezes pode ser necessário secá-la dentro de casa, especialmente quando o tempo não está bom. No entanto, parece ser uma prática pouco saudável e deve ser evitada. Explicações.

Como secar ao ar livre é o ideal, às vezes pode ser mais prático pendurar a roupa dentro de casa se o tempo não estiver favorável. Porém, se você deixar a roupa secar dentro de seu apartamento ou casa, a umidade se espalha pelo ar e   causa riscos à saúde.

Por que você não deveria secar suas roupas em casa?

Se é recomendado secar a roupa ao sol é porque é   um hábito totalmente saudável e ecológico.   E por uma boa razão, sabemos que o sol emite raios ultravioleta capazes de eliminar uma série de organismos causadores de doenças. Por outro lado, secar dentro de casa não é o mais recomendado. Pelo contrário.

Ao secar a roupa em casa, você permite que a umidade entre no espaço,   causando o crescimento de mofo.   E é precisamente este último que pode ter graves repercussões na saúde:

1. O mofo se espalha rapidamente pela sala

Ao pendurar a roupa na secadora, a umidade do ambiente aumenta 30%, conforme lemos em artigo do site da Consoglobe. E por um bom motivo, toda a água do cesto de roupa suja   evapora e vai para o ar.   Portanto, à medida que a humidade aumenta, o ar da divisão fica contaminado com bolores e fungos, cujos efeitos para a saúde podem ser particularmente prejudiciais.

Aqui estão   3 maneiras de eliminar   a umidade da sua casa de forma rápida e permanente.

2. A umidade afeta a saúde, principalmente dos asmáticos

Para pessoas com asma, a umidade pode ser um fator perigoso que pode causar distúrbios respiratórios. Conforme afirmado no site de saúde Medisite, embora a inalação de esporos de mofo não seja perigosa, é completamente diferente   para pessoas com asma e pessoas com distúrbios respiratórios.

3. A umidade pode causar infecções pulmonares

Além dos que correm maior risco, como os que têm asma, a umidade pode causar alergias e doenças pulmonares. Em casos muito mais raros, mas não menos importantes, pode levar a uma infecção pulmonar potencialmente fatal.  David Denning  , Professor de Medicina e Micologia e Diretor do Centro Nacional de Aspergilose em Manchester, disse que “todos os anos vários pacientes vão para os cuidados intensivos devido a estes tipos de infecções.  Portanto, é importante conhecer os perigos da umidade.”

Os outros riscos de secar roupa em casa

  • A sensação de frio no inverno: o frio é mais sentido em ambiente com ar úmido. Portanto, pode encorajar algumas pessoas a aumentar a temperatura do aquecedor
  • Maus odores: odores persistentes de mofo ou umidade
  • Uma sensação de cansaço ou dor de cabeça
  • A propagação de ácaros
  • A ferrugem de objetos metálicos. Lembre-se de que isso pode ser  eliminado com limão e sal.
  • A condensação pode se formar nas janelas e nos cantos das paredes

O que fazer se você for obrigado a secar a roupa molhada em casa?

Neste caso, é necessário tomar algumas medidas para limitar ao máximo os riscos de secagem em ambientes fechados:

  • Suas roupas, toalhas e lençóis devem ficar espaçados no varal para melhor circulação de ar entre os tecidos. Não hesite em remover a roupa seca para melhorar a ventilação
  • Aproveite a capacidade de girar as roupas na velocidade máxima para ficar com o mínimo de roupas úmidas possível
  • Prefira o dia para secar a roupa. A secagem é acelerada pela luz e pelo ar quente.
  • Se você tiver muitos itens para secar, poderá usar cabides
  • Use prendedores de roupa para evitar contato entre tecidos molhados
  • Coloque o varal no ambiente menos úmido. O ideal é que tenha uma janela para evacuar a umidade e ventilar o ambiente.
  • Afaste o arejador de roupas de uma fonte de calor, como um radiador ou ventilador. Isto só terá o efeito de estimular a evaporação da umidade e criar um ar ainda mais saturado.
  • Não é uma boa ideia pendurar roupas molhadas no banheiro porque é um dos ambientes úmidos.
  • É necessário ventilar regularmente o ambiente onde está colocado o arejador de roupas. Neste caso, você não precisará de absorvedor de umidade (ou desumidificador de ar)
  • Para se aproximar de um nível de umidade ideal, não hesite em renovar o ar

Ainda na área de lavanderia, aqui vão   9 dicas para manter suas roupas com cara de novas.