Porque é que nunca se deve lavar um peru cru antes de o cozinhar?

O Natal aproxima-se rapidamente e os rituais que acompanham esta celebração de fim de ano far-se-ão sentir em breve. Entre estes, o preparo do famoso peru de Natal, para a ceia de Natal. Na verdade, cada um pretende cozinhá-lo à sua maneira. No entanto, e se tem o hábito de lavar esta ave antes de a cozinhar, saiba que isso não é em grande parte recomendado. Explicação.

Lavar o peru antes de cozinhá-lo pode ser perigoso para a saúde, conforme destacou a Agência Britânica de Segurança Alimentar (FSA) em artigo publicado no   LE FIGARO.

Por que não é recomendado lavar o peru antes de cozinhá-lo?

O sucesso de um prato depende de muitos detalhes, que requerem atenção especial. Neste sentido e antes da chegada do Natal, não é incomum estocar perus para fazer alguns testes culinários. O alvo. o objetivo? Evite permitir que esta ave fique cozida demais, muito seca ou até muito gordurosa. Um grande desafio, que não deixa de estimular os chefs aprendizes ansiosos por agradar aos seus entes queridos neste   período de férias  . Porém, se há   uma prática que a maioria adota no preparo do peru ou antes de cozinhá-lo é lavá-lo bem  . Mas você sabia que essa prática pode ser perigosa para a saúde?

Peru cru em uma tábua

Não lave o peru para evitar qualquer risco de contaminação

Você pode não saber, mas a bactéria Campylobacter é uma das principais   causas de   gastroenterite aguda de origem alimentar. Este último, estando amplamente presente no trato digestivo de animais de criação como aves e principalmente perus  . Por este motivo e para evitar qualquer risco de contaminação, recomenda-se nunca lavar as aves antes de cozinhar. Na verdade, ao usar essa prática, as gotas de água podem espalhar germes na pia da cozinha, na bancada, nos utensílios da cozinha ou até mesmo nas mãos e nas roupas.

Portanto, e em caso de contaminação, esta bactéria poderá   causar inúmeras patologias, cujos sintomas surgirão apenas dois ou mesmo três dias após o consumo do peru contaminado   e se manifestarão sob a forma de diarreia, vómitos, febre, dores abdominais e fraqueza geral. O risco é ainda maior com a contaminação cruzada entre a carne crua e outros alimentos próximos, como saladas, vegetais crus ou outros itens, como a pia ou utensílios de cozinha.

Precauções a tomar antes de preparar o peru

Para reduzir ao máximo o risco de contaminação e evitar a proliferação de bactérias, aqui estão algumas dicas a seguir para preparar corretamente o seu peru ou qualquer outra ave, respeitando algumas medidas de higiene.

Embrulhe o peru na geladeira:   Campylobacter geralmente cresce em papel alumínio. Recomenda-se,   portanto, embrulhar e guardar o peru em um saco ou outro recipiente hermético  , mantendo-o longe de outros alimentos na geladeira. O ideal seria colocá-lo na parte inferior do aparelho. Neste caso e mesmo que o líquido vaze das aves, não afetará o resto da comida, evitando assim o risco de contaminação cruzada.

Descongele o peru corretamente:   Se a sua ave estiver congelada, é aconselhável seguir as instruções da embalagem. O tempo de descongelamento é normalmente determinado pelo peso das aves, portanto, um peru de dez quilos pode levar até dois dias para descongelar adequadamente. Além disso, é melhor   deixar as aves descongelarem na geladeira, pois o frio retarda o crescimento de bactérias  . Novamente, considere colocar o peru no fundo da geladeira, longe de outros alimentos.

Lave bem as mãos:   No calor do momento, este é um passo muitas vezes esquecido, mas é fundamental   lavar bem as mãos, antes de cozinhar e depois de manusear o peru  , pois a campylobacter costuma ser encontrada nas aves ou mesmo nas suas embalagens.

Lave a superfície de trabalho e demais utensílios de cozinha:   para evitar contaminar   a tábua de corte   ou qualquer outro utensílio utilizado no processamento do peru, é aconselhável lavá-los após o uso.

Leia também:  Conselhos de Julie Andrieux para fazer massas deliciosas sem fervê-las em água

Cozinhe bem o peru:   o germe Campylobacter e outras bactérias não resistem ao calor. A partir daí, verifique se a ave está cozida e não mais rosada.  Observe que as bactérias geralmente são destruídas em torno de 65°C , conforme especificado no  site farm.gouv.fr.

Peru bem cozido

Como você deve ter entendido, limpar o peru com água antes de cozinhar pode acelerar a proliferação de algumas bactérias, em particular a campylobacter. Agora você já sabe o que precisa fazer antes de saborear seu peru de Natal!