Quando você descobre joias de prata enegrecidas e oxidadas em seu porta-joias, significa que não cuidamos delas para que estejam sempre nas melhores condições possíveis. Veja como limpá-los e está tudo na cozinha.
Em última análise, cuidar de suas joias de prata não é complicado , o que permitirá que você guarde suas pulseiras, anéis, brincos, etc. como novos, portanto estarão sempre prontos para usar a qualquer momento, por outro lado, se não o fizer, corre o risco de escurecer e adquirir um tom escuro.
Prata enegrecida e oxidada: causas
Mas por que a prata escurece e oxida? A prata não oxida como outros metais, mas perde o brilho ou, como dizem, “fica preta” com o tempo.
A prata é um metal nobre , portanto não reage como os outros elementos, não pode oxidar, porém, ao entrar em contato com o ar, o sulfeto de prata reage com o enxofre presente na atmosfera, formando um composto que se deposita em nossa joia e que , depois de um tempo, escurece.
Deve-se ter em mente que o fato de a prata escurecer não significa que seja de má qualidade , nem que tenha sido danificada. É algo totalmente normal quando se trata desse metal.
Outros fatores que podem escurecer a prata são os produtos que colocamos na pele: perfumes, maquiagens, cremes, etc., ou o próprio suor. O contato contínuo com o metal pode eventualmente escurecê-lo.
E também fatores que influenciam o escurecimento são a exposição de nossas joias a longos períodos sob o sol, luz artificial ou mar. Além disso, produtos de limpeza abrasivos podem manchar a prata.
Além disso, o PH (índice de acidez) da nossa pele pode ter particularidades que geram um rápido escurecimento da prata. Por esta razão algumas peças podem ficar pretas em nós e não no nosso amigo.
Métodos para limpar joias de prata
Entre os muitos sistemas de limpeza de prata enegrecida e oxidada, alguns que são econômicos, mas ao mesmo tempo seguros, do tipo faça você mesmo, envolvem o uso de sal de cozinha.
Basta uma bacia onde deitamos um pouco de água morna e sal, também podemos usar bicarbonato de sódio em vez de sal.

Nossos objetos de prata devem ser deixados de molho por alguns minutos e depois enxaguados com água. Depois de acabados, podem ser polidos com pano seco . Em suma, a nossa joia voltará a brilhar como no passado.
Suco de limão e bicarbonato de sódio esfregados na joia de prata enegrecida também eliminam vestígios de pátina escura, alertando para o tipo de joia. Na verdade, é preciso ter cuidado para que não haja pedras ou pérolas que possam ser danificadas pela acidez presente no limão.

Muitas correntes ou incrustações em joias podem dificultar as operações de limpeza, neste caso podemos usar pasta de dente para passar com uma escova de dente velha.
Desta forma alcançaremos facilmente cada reentrância do objeto com um produto levemente abrasivo e que não cause danos.
Como guardar joias de prata?
É fundamental que para evitar a oxidação guardemos as nossas joias em local fresco e seco. E, se possível, que o fecho seja hermético.
Você não precisa gastar muito dinheiro em uma caixa de joias, mas escolha uma forrada com lona macia por dentro.
Assim suas joias ficarão muito mais cuidadas. O objetivo de preservar as joias desta forma é que a prata não entre em contato com o exterior para evitar a referida oxidação.
Da mesma forma, é fundamental que quando você tiver muitas joias diferentes, elas sejam guardadas em sacolas individuais.
Com isso evitaremos que eles acabem se arranhando por atrito. Além disso, devemos tentar expor a prata o menos possível a agentes externos como materiais alcalinos, perfumes, cremes, cloro, etc.