O consumo de leguminosas, incluindo lentilhas, permite-nos ter uma excelente fonte de proteínas e nutrientes. São muito importantes na nossa alimentação, justamente pelas suas propriedades nutricionais.
A lentilha é um alimento rico em vitaminas e minerais e seu consumo, recomendado por especialistas médicos e de saúde, pode ajudar a melhorar a saúde e reduzir o risco de contrair diversas doenças.
Abaixo damos alguns motivos para incluir a lentilha em nossa dieta.
Rica em fibras solúveis e insolúveis, a lentilha facilita a regulação dos movimentos intestinais, prevenindo prisão de ventre e doenças do cólon. Além disso, reduzem o risco de sofrer alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, pois as fibras mantêm os níveis de colesterol no sangue sob controle.
A lentilha é rica em proteínas que auxiliam na formação dos músculos e no seu funcionamento. Além disso, contribui para a formação de enzimas e hormônios e apoia o funcionamento do sistema imunológico.
Podem substituir a carne vermelha, devido às proteínas. Embora não contenham colesterol, deve-se levar em conta que as lentilhas não contêm todos os aminoácidos necessários à formação de proteínas completas: por isso mesmo, seu consumo deve ser combinado com pão e arroz integral, necessários para uma correta síntese proteíca.
Consumir lentilha ajuda a manter a saúde do coração, não só pelas fibras, mas por ser rica em magnésio e ácido fólico. O primeiro ajuda a garantir um ritmo cardíaco regular, o segundo ajuda a proteger as paredes das artérias e a prevenir doenças cardíacas.
Rica em ferro, o consumo regular de lentilhas pode prevenir a anemia.