Quais são as diferenças entre detergente em pó e detergente líquido? O que é melhor para sua máquina de lavar

Quanto à máquina de lavar, quando se trata de detergente, muitas vezes muitas pessoas se deparam com um grande dilema: pó ou líquido? Como se costuma dizer, não se muda uma equipe vencedora. Então, alguns necessariamente têm preferência na área. Mas você tem certeza de que está fazendo a escolha certa? Esta é a questão. Porque existem de fato diferenças significativas entre as duas versões.

Seja líquido ou em pó, esperamos que um detergente limpe perfeitamente a nossa roupa, eliminando todas as manchas, branqueando algumas partes e preservando as cores das nossas roupas. Só que quando você chega ao supermercado não sabe mais a quem recorrer com essa profusão de detergentes. Por isso, é importante ter uma ideia precisa dos pontos fortes e fracos de cada pessoa. Para orientá-lo e ajudá-lo a decidir, destacaremos as vantagens e desvantagens desses dois produtos de lavanderia.

Detergente: parâmetros a ter em consideração

Em primeiro lugar, antes de chegarmos ao cerne da questão, tenha em mente que todos os fabricantes devem cumprir padrões rígidos e rigorosos de composição, formulação, desempenho e embalagem. E isso, independente do detergente. Além disso, antes mesmo de conhecer a fundo o produto, é preciso ter certeza de que ele atende aos seguintes critérios: formato adequado, preço correto, alta eficiência e baixa dosagem de poluentes/alérgenos.

Detergente em pó: o + e o –

Seus pontos fortes

  • O detergente em pó (pequenos grânulos) é ótimo para remover manchas de lama, grama e sangue. Esta qualidade se deve ao seu conteúdo em surfactantes que proporcionam forte poder de limpeza. Portanto, se as manchas forem teimosas e persistentes, a versão em pó é a mais indicada.
  • O outro benefício do sabão em pó   é que ele protege as roupas brancas. Poucas pessoas sabem que contém enzimas e agentes clareadores. Assim, por exemplo, para combater manchas amarelas na roupa de cama, o pó é a solução ideal.
  • O pó não contém conservantes e não necessita de grande quantidade de água de enxágue, pois não forma muita espuma.
  • Graças à sua formulação branqueadora e anti-calcária, é particularmente eficaz na eliminação da sujidade do algodão e no brilho das peças brancas.
  • Uma embalagem de detergente em pó pode cobrir mais de 100 lavagens: se você quer economizar, este é o produto para você. Na verdade, pode levar vários meses até que você compre uma nova caixa. Como bônus, sua forma pulverulenta permite resistir a uma longa vida útil. Em geral, o detergente em pó é mais barato que o formato líquido.

Suas fraquezas

  • Devido ao seu alto pH, o sabão em pó pode irritar a pele sensível. Para que se dissolva eficazmente na roupa, a lavagem deve ser efectuada a alta temperatura. No entanto, sempre existem algumas partículas residuais que podem causar reações negativas, resultando em espinhas ou coceira. Se você tem pele muito sensível, é melhor optar pela versão líquida.
  • Não se deve abusar durante o ciclo de lavagem na máquina de lavar: se tiver a mão pesada, a roupa ficará alterada por resíduos do produto. Você será então forçado a lavar suas roupas novamente.
  • Também não é recomendado lavar roupas à mão. Dado que não se dissolve facilmente a baixas temperaturas, o detergente em pó não é adequado para roupa delicada.
  • O detergente em pó é muito mais eficiente na lavagem a altas temperaturas (60°C e superiores), o que significa mais consumo de energia e uma conta de electricidade mais elevada.
  • Este detergente é ótimo para proteger roupas brancas ou de cores claras, mas não é adequado para preservar as cores vivas das roupas.

Detergente líquido: o + e o –

Suas vantagens

  • A versão líquida é particularmente adequada para peças de cores intensas, tecidos sintéticos e manchas leves.
  • Dissolve-se completa e rapidamente em água fria, não deixando resíduos na roupa.
  • É ideal para ciclos de lavagem a baixas temperaturas (até 40°).
  • O detergente líquido consome menos energia, pois não requer alta temperatura.

Suas desvantagens

  • O detergente líquido não contém agentes branqueadores nem propriedades anti-calcário.
  • Menos econômico que a versão em pó, também não é muito ecologicamente correto, já que sua embalagem muitas vezes é de plástico, o que é menos ecologicamente correto.
  • Muitos detergentes líquidos contêm alérgenos, corantes e aditivos de fragrâncias. Esses conservantes podem apresentar risco de alergia. Mas há alguns que são certificados como livres de alérgenos, então certifique-se de fazer uma escolha mais ecológica.

O detergente líquido seria mais recomendado?

Em primeiro lugar,   o detergente líquido é ótimo para manchas de óleo e graxa  . Este detergente, de facto, contém álcool etoxilado, que é particularmente eficaz contra estas substâncias. A outra vantagem, claro, é que ele é mais indicado para partes delicadas e peles sensíveis. E, como o líquido se dissolve facilmente, mesmo em água fria, é particularmente adequado para a máquina de lavar. Como bônus, não deixa resíduos na máquina ou na roupa. Sem contar que o líquido preserva a intensidade das cores brilhantes e alcança resultados de alto desempenho sem pré-lavagem em baixas temperaturas.

Único ponto negativo: como mencionado acima, a versão líquida é mais cara que a versão em pó. Além disso, esgota mais rápido e sua embalagem não faz muito bem ao meio ambiente.

Finalmente, o mais importante a lembrar é que existe uma escolha inteligente a fazer com base nas suas necessidades e hábitos de lavagem. E lembre-se, apenas a eficiência deve ter precedência sobre o resto. Diga a si mesmo que não existe um detergente perfeito no mercado, como vimos acima, todos eles têm pontos fortes e fracos. Nada impede que você alterne as fórmulas se necessário. Porém, o mais importante é sempre ler os rótulos dos detergentes antes de comprá-los para obter o máximo de informações possível.

Nota   : se pretende optar por detergentes ecológicos, económicos e altamente concentrados, certifique-se de que os mantém sempre afastados de crianças e animais de estimação. Seu formato de comprimido pode facilmente causar intoxicações domésticas.