Com a chegada do inverno, todas as donas de casa do mundo têm um pesadelo constante: roupas que não sabem secar porque não têm onde pendurá-las.
No entanto, encontrar uma solução é essencial para evitar que fiquem úmidos e molhados por dias e cheirem mal a longo prazo.
Quem tem secadora resolve o problema fazendo lavagens e secagem contínuas da roupa diretamente dentro do eletrodoméstico, em uma ou mais voltas.
Quem tem varanda para pendurar a roupa, ativa a centrifugação máxima e pendura a roupa em casa ou no exterior na esperança de encontrá-la seca em pouco tempo. Infelizmente, esse método nem sempre funciona. Muitas vezes você é obrigado a lavar tudo de novo e infelizmente não há nada mais chato.
O que fazer se você não tiver secadora ou não quiser usá-la
Tanto quem tem secadora quanto quem não tem, muitas vezes se encontram em dificuldades porque realmente não sabem o que fazer. Por exemplo, quando você tem muitas roupas e panos para secar e demora muito, ou quando quer economizar dinheiro, qual a melhor coisa a fazer?
Por exemplo, pode acontecer que você tenha muita roupa para secar e não queira ligar a secadora muitas vezes, consumindo sabe-se lá quanta eletricidade. Por que fazer isso se não existem soluções que permitam resolvê-lo sem danos e perda de tempo?
A maioria das pessoas que enfrentam este problema escolhe o remédio mais simples e acessível, nomeadamente secar com um radiador . Os aquecedores são ligados para aquecer o ambiente e ao mesmo tempo as roupas são secas. Nada mais conveniente à primeira vista.
Na verdade, não se pode negar que depois de algumas horas todas as roupas estão secas e cheirosas. No entanto, é um método errado que tem muitas contra-indicações.
Por que secar roupas no radiador é errado e quais podem ser as consequências
Pouca gente sabe, mas secar roupa nos radiadores de casa é uma prática pouco cara e que coloca em risco a sua saúde e a da família com quem você divide a casa.
As razões são muitas. Um gesto que à primeira vista pode parecer inofensivo e muito simples pode ser bastante prejudicial às vias respiratórias.

Secar a roupa no radiador, não na lavandaria mas em qualquer outra divisão da casa, favorece de facto a emissão de vapor de água que se move livremente no ar até entrar em contacto com as paredes.
Ao entrar em contato com as paredes da casa, a umidade vira mofo e inicia um efeito chamado avalanche que causa não só dificuldades respiratórias, mas também problemas alérgicos. Isto é especialmente perigoso se você for alérgico e, portanto, fizer parte das categorias frágeis.
A melhor solução para secar roupas em casa sem criar um capuz úmido e mofado
Por todos estes motivos, deve-se evitar secar a roupa no radiador e preferir outros métodos menos nocivos e ao mesmo tempo práticos. Mas qual poderia ser a melhor solução?

A primeira coisa a levar em consideração quando se tem uma secadora é que nem sempre se deve usá-la tanto por questões econômicas porque a luz hoje é muito cara quanto porque a secagem excessiva com calor artificial encolhe a roupa e pode até rasgar.
Principalmente se você tiver peças de lã, é melhor evitar esse tipo de secagem, seja na secadora ou no radiador, a menos que queira estragá-las permanentemente e jogá-las fora. Em vez disso , é melhor escolher uma área sombreada que não receba luz solar direta.
Tudo isto para garantir que as peças não perdem a vivacidade e mantêm intactas a forma e as cores. Para evitar desperdícios na utilização da secadora, recomenda-se recuperar a água e utilizá-la nas atividades domésticas e em qualquer afazer.
Evite desperdícios, veja como fazer e como reaproveitar a água da secadora
Por exemplo, a água da secadora pode ser útil para limpar janelas, regar plantas e passar roupas. No caso particular da limpeza e polimento de vidros, para isso basta misturar um terço da água e dois terços do vinagre branco e já está.

Assim que você borrifa e passa um pano, o vidro fica brilhante como nunca antes, o resultado é incrível, ainda melhor do que quando se usa produtos comerciais de alto custo.