Roupas penduradas na varanda, neste caso há multa até 200 euros

No inverno, infelizmente, há pouco o que fazer, com frio, neve, chuva, geada, você não pode pendurar a roupa na varanda, a não ser que queira correr o risco de lavá-la duas vezes ou pegá-la suja novamente. 

Então se com a chegada do tempo quente você pendura alguma coisa do lado de fora esperando secar no sol quente , no inverno você deixa na secadora. Este último, se por um lado envolve despesas adicionais, por outro resolve-nos alguns problemas.

As roupas penduradas do lado de fora são sem dúvida mais cheirosas, a secagem natural é completamente diferente. Obviamente tem suas desvantagens porque depois de recolhidas as roupas devem ser todas passadas para ficarem apresentáveis. Também pode acontecer que estejam sujos devido a pássaros inesperados.

Infelizmente, apesar de tudo, também há quem, mesmo no verão, evite pendurar a roupa fora da varanda por motivos muito específicos. Por exemplo, quem mora no centro histórico não pode passear em nenhuma época.

A tradição de pendurar roupas na janela corre o mundo em fotos turísticas

Na Itália, as roupas penduradas fora das janelas ou varandas fazem parte da tradição e da história. Então hoje não podemos deixar de falar sobre isso, tanto de forma positiva quanto negativa.

Panni-imilanese.nanopress.it

Os turistas estrangeiros ficam fascinados com o hábito das mulheres italianas de pendurarem as roupas do lado de fora , penduradas, como se estivessem expostas à venda. É por isso que os vemos percorrer a pé as ruas principais e não principais do nosso país, querendo fotografar as varandas das casas com lençóis e roupas penduradas do lado de fora.

O gesto dos turistas que param para tirar a foto parece aos nossos olhos algo absurdo, tanto que ficamos fascinados por ele, assim como eles ficam fascinados ao ver aquelas roupas penduradas. 

Qual é o risco de pendurar roupas na janela?

Por mais hilariante que pareça, não devemos subestimar as roupas penduradas na varanda porque não só têm aquele encanto que as torna particulares e alternativas. Eles ainda trazem consigo o risco de incorrer em multas pesadas. Claro que pode parecer exagero, infelizmente é exatamente assim que funciona.

Panni-imilanese.nanopress.it

As roupas penduradas do lado de fora da janela causam um gotejamento incômodo que à primeira vista pode parecer um problema menor ou, em todo caso, insignificante, que não teria interesse nem para os tribunais nem para o legislador, mas não é o caso.

A prova disso é que até o Tribunal de Cassação está interessado nisso. Neste sentido, o tribunal foi chamado a pronunciar-se sobre duas sentenças deste género, uma de 2017 e outra de 2018.

O Supremo Tribunal decidiu que as roupas só podem ser penduradas fora da varanda se não pingarem, caso contrário podem incomodar ou causar danos a vizinhos ou transeuntes.

Entre outras coisas, não consideramos que além de molhar a varanda ou terraço dos vizinhos, corremos o risco de fazer morrer as suas plantas com eventuais resíduos de detergente, obviamente prejudiciais ao verde.

Tudo bem para quem pendura roupa na janela encharcada de água

Por mais absurdo que pareça, também faz parte da questão o código penal que põe em causa o artigo 674. Em particular, fala de “arremesso perigoso de coisas”.

Panni-imilanese.nanopress.it

Na sequência de todos estes erros, corre o risco de receber uma multa muito pesada que pode ir até 206 euros , nomeadamente se a conduta for repetida e contínua. Mas não termina aqui porque nos casos mais graves também corre o risco de ser preso por até um mês.

O bom senso deve administrar qualquer situação e indicar o caminho correto a seguir, mas infelizmente isso nem sempre acontece . O melhor a fazer seria lavar a roupa na máquina de lavar e girar a centrifugação ao máximo sempre que possível.

Se você lavar à mão, faça o que puder para retirar todo o excesso de água torcendo bem. Isso se aplica apenas a estados onde atualmente não é proibido sair de casa.

Existem alguns estados onde você não pode pendurar sua roupa do lado de fora por lei. Nestes, portanto, devemos prescindir de ver os lençóis balançando ao vento, menos romantismo, menos tradição e mais respeito pelos outros.