Salsa: alivia dores nas articulações, protege o coração e previne diabetes

Quando falamos em salsa , a primeira coisa que vem à mente é cozinhar. No entanto, a salsa também é utilizada há séculos na medicina tradicional, por ser rica em propriedades terapêuticas.

A salsa é um verdadeiro superalimento, rico em nutrientes e capaz de promover a prevenção de inúmeras condições de saúde Abaixo listamos os principais benefícios da salsa.

Dor nas articulações . A salsa é uma rica fonte de antioxidantes, como beta-caroteno, vitamina C e outros nutrientes antiinflamatórios, que podem ajudar a aliviar os sintomas da artrite. Consumir salsa com frequência ajuda a acelerar a expulsão do ácido úrico, substância que aumenta as dores nas articulações.

Coração . Os folatos da salsa são excelentes para a saúde do coração. Eles protegem os vasos sanguíneos, reduzindo o risco de ataques cardíacos e convertem a homocisteína potencialmente perigosa em moléculas inofensivas.

Antiinflamatório . A salsa é usada há séculos nos países mediterrâneos para aliviar picadas de insetos, pequenas feridas e dores de dente. Segundo estudo realizado pela Universidade King Saud (Arábia Saudita), a salsa possui propriedades antiinflamatórias e anti-hepatotóxicas.

Defesas . Os minerais, vitaminas e antioxidantes da salsa são úteis para aumentar as defesas. As vitaminas A, C, K, niacina e folato atuam diretamente no sistema imunológico, fortalecendo-o. A clorofila da salsa tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Diabetes . Um estudo publicado no Journal of Nutrition afirma que alimentos ricos em miricetina, um flavonóide, podem reduzir o risco de contrair diabetes tipo 2. A salsa é uma das fontes mais ricas de miricetina.

Diurético . A salsa é excelente para estimular o corpo a eliminar o excesso de toxinas e baixar a pressão arterial. Os efeitos diuréticos nos ajudam a eliminar o excesso de sódio no corpo.