A imaginação e o tecnicismo dos ladrões são imparáveis. Eles tentam entrar em sua casa para levar produtos revendíveis do licitante com lance mais alto. Aqui relatamos casos de modus operandi surpreendente. Se você chegar em casa e encontrar uma bifurcação no batente da porta da frente. Não é uma piada! Chame a polícia.
Aprenda mais sobre essa nova técnica e algumas maneiras simples de evitá-la.
No caso de um roubo com “garfo”, é fortemente desencorajado a entrada em sua casa. Os ladrões ainda podem estar trabalhando. O garfo seria o despertador deles. Neste nível de assunção de riscos, podemos quase ter a certeza de que estes infratores são perigosos, precipitados e possivelmente violentos. Eles não têm medo de deixar rastros. Somente a polícia poderá administrar a situação e intervir em flagrante.
Por que esse modo de roubo “garfo”?
O garfo esconde muito melhor que o pé de cabra. Também é um item muito comum e não custa nada. Colocado no bolso, é muito útil: com destreza, o ladrão usou-o para forçar a sua fechadura. Atuando sobre o dígito, ele consegue com esse objeto ligeiramente transformado destravar a maior parte dos sistemas simples, atuando nos cilindros e na tampa da fechadura. Outra técnica permite que os ladrões invadam a sua casa, bastando cortar os dois dentes centrais do talheres e deixar os dois dentes externos, depois, com o garfo assim preparado, insere-o entre a porta e a moldura ao nível da fechadura, para que toque no mecanismo. Basta manobrar o garfo para abrir a porta.
Como se proteger de roubos?
Ao contrário do ladrão oportunista que entra na sua casa, sem arrombar, por uma janela francesa ou por uma janela saliente deixada aberta, os “seguidores da bifurcação” já são de nível superior. Eles não têm medo de entrar em sua casa. Então eles reservaram um tempo para observar. Lembre-se, eles são discretos, mas nem tanto… O tanque de gasolina sifonado no estacionamento do trabalho, as latas de lixo que são visitadas, tantas placas que não mentem . Eles definitivamente conheciam seu sistema de travamento e sabiam que ele quebraria com a ferramenta deles.
“Vicini Vigili”: uma iniciativa de proteção contra roubo
Lançada primeiramente nos Alpes Marítimos, a operação “Vicini Vigili” , de iniciativa privada, tem como objetivo informar os moradores de um mesmo prédio, de um loteamento, de uma estrada, sobre os riscos envolvidos e as práticas dos assaltantes. Cidadãos já confrontados com actos de arrombamentos e furtos realizam estas formações com a ajuda de um especialista do sector. Onde esconder objetos de valor? Cuidados a ter antes de sair de fim de semana ou férias… O objetivo não é criar uma milícia ou equipar um bairro com câmaras de vídeo de alta potência. O objetivo é, por um lado, fazer desaparecer o medo e, por outro (tranquilizar os habitantes, permitindo-lhes comunicar e trocar), saber que podem contar com pessoas em quem confiam. Todos são responsáveis por todos . E todos cada um.