Se você usa esponja de louça para limpar a cozinha, pare de fazer isso: “Prejuízo à saúde”

A esponja de louça para limpar a cozinha nunca deve ser usada – os especialistas condenam assim.

As bactérias proliferam em todos os cantos da casa e segundo estudo a esponja de louça pode causar “danos à saúde”. Isso é consequência do uso incorreto do instrumento, da falta de atenção principalmente no que diz respeito à higiene e limpeza. Os especialistas destacam os riscos associados e também aconselham o uso inteligente da esponja.

Esponja de prato cheia de bactérias: o estudo

clássica esponja de louça , aquela com parte macia e abrasiva, é colocada sob a lupa por especialistas do setor. Segundo estudo publicado na conhecida revista especializada ‘Scientific Reports’, trata-se de um instrumento repleto de bactérias.

Por ser certamente um acessório muito difundido e utilizado no mundo, pode ser utilizado de forma incorreta sem pensar em todos os danos à saúde e ao meio ambiente que pode causar . Seu uso – segundo estimativas – está em todas as partes da Terra. É certamente uma ferramenta indispensável para a limpeza da loiça, mas também das superfícies e da casa de banho.

Justamente esse uso, às vezes descuidado, leva à proliferação de bactérias. É um recipiente ativo de microrganismos altamente nocivos e também pode desenvolver algumas doenças prejudiciais à saúde humana . O estudo alemão mencionado acima foi realizado especificamente para que as pessoas entendessem como utilizá-lo e o que ele poderia desenvolver.

esponja de prato
esponja de pratos-imilanese.nanopress.it

Entre as bactérias que poderia hospedar está também a Moraxella osloensis , reconhecida como portadora de algumas infecções que podem afetar indivíduos imunossuprimidos. Além disso, fala-se também em falta de higiene de louças e superfícies, com passagem de bactérias de um ambiente para outro .

Quais são os conselhos dos especialistas: uso da esponja em casa

Este estudo destaca uma questão verdadeiramente importante, nomeadamente como utilizar a esponja utilizada para lavar a louça . Segundo especialistas, a esponja nunca deve ser usada tanto para lavar louça quanto para limpar superfícies.

Cada ambiente deverá ter sua própria ferramenta, para ser higienizada após o uso. Este é um método inteligente para preservar os ambientes – e consequentemente as pessoas – da proliferação de bactérias mais ou menos perigosas.

esponja com detergente
esponja com detergente-imilanese.nanopress.it

As esponjas podem ser higienizadas mergulhando-as em Amuchina ou bicarbonato de sódio. Não só isso, na verdade eles devem ser trocados pelo menos uma vez por semana. O estudo confirma que esta ferramenta deve ser utilizada de forma inteligente, trocando-a sempre e utilizando uma para cada superfície e ambiente.

As bactérias estão por toda parte hoje em dia e é uma boa ideia combater a sua proliferação por toda a casa. A esponja poderia “deslocá-los” e não seria higiênica. Com essas dicas de especialistas, você poderá acrescentar um pedacinho na que faz todos os dias.