Se você tem sapatos que acha apertados demais para os pés e está pensando em sacrificá-los, não entre em pânico! Aqui estão algumas dicas da vovó que ajudarão você a finalmente calçar os sapatos sem passar pela tortura dos dedos dos pés.
Os sapatos tendem a esticar sozinhos com o tempo, adaptando-se aos seus pés. Mas se estiverem muito apertados e desconfortáveis, pode ser útil recorrer a truques simples para aumentá-los e evitar a fricção e as bolhas resultantes.
Conjunto de sapatos – Fonte: spm
Dicas para esticar sapatos muito pequenos
– Aplique um saco para freezer
Saco para freezer – Fonte: Wiki How
Este truque aproveita a capacidade do calor e do frio para suavizar a pele. Para isso, encha um saco para freezer com água e coloque-o em cada sapato antes de colocá-los no freezer. Deixe descansar durante a noite e, de manhã, retire o seu par.
Basta derreter o gelo e usar um pano limpo para secar os sapatos. Você verá que estes se afrouxarão e, ao mesmo tempo, ganharão conforto.
Quanto ao uso do calor, você pode usar água quente para molhar suas sapatilhas, sapatilhas de couro ou até mesmo suas botas. Por isso, prefira usar meias grossas para esticar os sapatos. Ambos os métodos são válidos e você só precisa escolher o mais adequado para você.
– Use o jornal
Para alargar os sapatos, a ideia é adaptá-los ao formato dos nossos pés. Para conseguir isso, você pode afrouxar o material forrando os sapatos com jornal umedecido. Você então o deixará descansar durante o dia.
– Utilize árvores para calçados
Tanto para sapatos de couro quanto de camurça, as árvores para calçados são uma ótima maneira de alargá-los e, ao mesmo tempo, suavizar o material. São ainda mais práticos porque atuam na largura e no comprimento do calçado. Existem também produtos como expansores de calçados que se destinam a essa finalidade e podem ajudar ainda mais no alargamento do calçado. Se você tem sapatos de camurça, existe mais de uma técnica para limpá-los com eficácia.
– Use um formulário para forçar
Ferramenta de encaixe de calçado – Fonte: spm
O mecanismo da ferramenta de força final funciona de forma a forçar o couro do sapato a amolecer em largura. Um truque muito eficaz que consistirá em separar os dois lados da ferramenta por meio de uma roda . Com um amaciante o efeito será melhor.
Além disso, saiba que o cheiro também contribui para a alteração dos sapatos e das suas solas, é aconselhável desodorizá-los e, obviamente, eliminar o mau cheiro dos pés suados.
– Pense em amaciante de couro
Você pode usar condicionador de couro para direcionar especificamente as áreas de tratamento, como o calcanhar. Este é um produto para pulverizar dentro do sapato. Porém, tenha cuidado se seus sapatos estiverem envernizados, caso em que o amaciante danificará o couro com o vapor. Um método prático para lidar com a rigidez dos sapatos novos.
– Aplicar álcool desnaturado
Às vezes são as tiras de alguns sapatos que podem causar desconforto nos pés. Portanto, podem causar lesões ou lesões que devem ser evitadas dando maior flexibilidade ao calçado. Para fazer isso, molhe um pano em um pouco de álcool isopropílico e esfregue-o nas alças. Este líquido composto por 70% de álcool e 30% de água permitirá que seus pés e tornozelos abracem o material sem risco de lesões.
Produto para cuidar de calçados – Fonte: spm
É claro que, embora esses truques ajudem a esticar seus sapatos de maneira eficaz, caberá a você cuidar deles, prestando-lhes cuidados regulares . Não economize nos diversos meios à sua disposição, como depilação, limpeza e impermeabilização. Outro detalhe óbvio, mas útil, a lembrar é que seus sapatos serão muito mais confortáveis se você usá-los com frequência suficiente. Aproveite também para aprender a maneira correta de lavar os sapatos, sabendo qual tipo colocar na máquina de lavar.