Aparecendo há mais de 100 milhões de anos, as formigas nunca param de nos fascinar ou incomodar. Poucos insetos conotam tantos valores quanto as formigas: o trabalho incansável, a insignificância de uma vida dedicada ao trabalho, a vida em uma comunidade ultraorganizada, mas não só…
Na verdade, as formigas são pragas domésticas formidáveis; assim que a estação seca se aproxima, começamos a ver linhas pretas/vermelhas ao longo das paredes ou ao redor das nossas plantas. Em casos graves, eles até são incorporados à nossa alimentação. A cereja do bolo é que eles não desaparecem sozinhos.
A boa notícia é que existem soluções fáceis e naturais para repelir as formigas das nossas casas e jardins. Mas antes de falarmos sobre a solução, vamos dar uma olhada nos perigos representados por estes parasitas.
Os perigos de uma invasão de formigas
Além da sensação desagradável de ver esses insetos se infiltrando por toda a casa, as formigas representam um perigo real:
Na casa
As formigas carpinteiras escavam túneis na madeira e, assim, enfraquecem um edifício inteiro. A sua presença não deve ser menosprezada, pois constituem um perigo real para os edifícios.
As formigas faraó podem manchar os móveis. Eles se enterram no poliestireno e, ao passarem pelos moldes, sujam os alimentos e podem causar intoxicação alimentar.
No Jardim
As formigas têm a sua importância no ecossistema, participam nomeadamente no arejamento do solo, cavando os seus túneis. Eles enterram ali o lixo orgânico e trazem a terra fresca. Você sabia ? Um campo que contém formigueiros produz mais do que um campo que não contém.
E este é todo o paradoxo entre a sua eficácia contra os insectos nocivos e o seu conhecimento dos pulgões que produzem um líquido doce muito apreciado pelas formigas que as protegem dos seus inimigos. Estes últimos até os levam ao formigueiro. Alguns acreditam que as formigas lidam com os pulgões como faríamos com os animais de estimação.
Da mesma forma, algumas lagartas secretam um certo feromônio que faz as formigas pensarem que são larvas de formigas. Depois levam-nas para o formigueiro e as lagartas devoram as larvas das formigas… As verdadeiras.
As formigas atraem, portanto, diferentes espécies de pragas para os jardins com os quais convivem – mais ou menos – em harmonia.
Soluções para combater e repelir formigas
Prevenir a invasão de formigas
- Naturalmente é necessário, na medida do possível, conservar os alimentos, nunca deixar fora alimentos que também sejam açucarados;
- Tal como acontece com todas as outras espécies de pragas, superfícies de preparação, pisos e pias limpas não atrairão formigas;
- Coloque latas de lixo e compostagem o mais longe possível de casa;
- Bloqueie aberturas e tudo o que possa dar acesso ao interior da sua casa;
- Limpe as prateleiras dos armários e caixas de armazenamento de alimentos com um pano embebido em vinagre branco
- Armazene alimentos secos em recipientes e potes herméticos
- A formiga prolifera em locais úmidos, por isso é necessário eliminar o mofo e desumidificar todos os ambientes
- Se notar a presença de apenas uma formiga, não a deixe sair: é uma formiga batedora e corre o risco de repatriar todo o exército. Não se esqueça de seguir o caminho dele e bloquear o acesso.
Armadilhas e repelentes naturais para formigas
- As formigas não apreciariam limão de jeito nenhum, limão mofado um pouco mais. Esprema limão na área infectada com esses parasitas e em possíveis ataques
- As formigas odeiam canela, hortelã, pimenta em pó e pimenta preta, então você pode espalhá-las facilmente em seus armários para mantê-las afastadas
- A borra de café é um excelente repelente natural de formigas.
- O vinagre é um repelente natural de formigas; você pode misturar partes iguais de vinagre e água e borrifar esta solução em suas superfícies
- Limpe o caminho e os acessos com um algodão misturado com essência de lavanda. Se você localizou o ninho, coloque este algodão sobre ele
- O gesso e o talco nas superfícies verticais evitam que as formigas se agarrem e, portanto, subam; crie uma barreira contra formigas desenhando linhas (giz ou pó de talco) sob as portas, nas bordas das janelas e nos terraços
- Coloque fita dupla-face na base das plantas para evitar que os pulgões subam ali e com elas.
- No jardim não deixe de plantar repelentes de formigas, nomeadamente: hortelã, cravo e louro.