tenha cuidado para nunca deixar uma garrafa de água no carro

Alguns de nós já vimos isso em nossas aulas primárias de ciências. Quando a luz solar se concentra no centro de uma lupa, ela queima tudo que está por baixo. Esta é a mesma reação que acontece com uma garrafa de água. O frasco transparente funciona como uma lupa e concentra a luz solar.

Portanto, não será apenas a garrafa que corre o risco de pegar fogo, mas o próprio carro. Também por esta razão é sempre melhor deixar o carro à sombra e usar palas de sol. Uma pessoa teve uma experiência ruim, mas felizmente conseguiu minimizar os danos.

Ela estava perto do carro quando viu fumaça lá dentro. Ele correu para ver de onde vinha. Era sua garrafa de água que estava começando a queimar o assento do carro. Felizmente havia apenas pequenos buracos. Se o proprietário do carro tivesse sido detido noutro local naquela altura, teria sido um verdadeiro desastre.

Plástico aquecido é prejudicial

Não é só no carro que uma garrafa de água exposta ao sol pode representar um risco. Alguns tipos de plástico, como aqueles de que são feitas as garrafas de água, liberam uma substância química prejudicial quando aquecidos. É o bisfenol A que corre o risco de contaminar a água engarrafada.

As opiniões são controversas, mas pode perturbar o corpo, causar algumas doenças e até câncer. É por esta razão que é aconselhável não aquecer alguns plásticos no microondas ou beber bebidas quentes num copo de plástico cuja composição você não conhece. Porém, existem tipos de materiais plásticos que não representam nenhum perigo mesmo quando expostos a altas temperaturas.

De acordo com os cientistas, quando o calor libera bisfenol A em sua garrafa de água, é mais provável que ela pegue fogo. Uma garrafa de água no carro também pode incomodar o motorista, pois rola no chão e pode acabar embaixo dos pedais. Poderia causar um acidente.

Embora beber água seja importante, não deixe garrafas espalhadas. Você pode levá-lo com você ou colocá-lo, por exemplo, em uma bolsa térmica bem fechada. Até porque sabemos que uma garrafa de água morna nunca é agradável de beber.