Por que alguns cremes dentais têm listras coloridas que não se misturam e ficam separadas? Aqui está o motivo revelado.
Alguns tipos de pasta de dente são totalmente brancos, ou pelo menos monocromáticos. Mas por que muitos têm polpa branca e listras coloridas? E acima de tudo, porque é que a parte colorida não derrete? Vamos descobrir o porquê.
Pasta de dente e suas características
Hoje em dia existem inúmeros tipos de cremes dentais no mercado, você pode encontrar até cremes dentais sólidos e também pastas.
A primeira evidência de pasta de dentes remonta ao século I d.C. , quando um médico romano criou uma pasta composta por vinagre, sal e mel com o objetivo de eliminar a sujidade residual entre os dentes e manter a boca e o hálito limpos. Esta é considerada a primeira aparição de algo que lembra o nosso creme dental atual, mas os cuidados com a higiene bucal ocorreram muito antes dessa criação. Algumas fontes históricas revelam que já no antigo Egito, no século IV a.C., as pessoas cuidavam da higiene bucal, e o faziam misturando folhas de louro com hortelã, sal e pimenta. Em suma, a nossa pasta de dentes moderna teve numerosos precursores, mas certamente nenhum dos métodos utilizados nos tempos antigos envolvia o uso de tiras coloridas que não se misturavam.
As listras coloridas na pasta de dente
É uma pergunta curiosa que todos nós nos perguntamos pelo menos uma vez na vida. Por que alguns cremes dentais têm listras coloridas que não se misturam com a pasta branca ?
Talvez tenhamos pensado em alguns truques de marketing, ou em uma identificação característica do produto. Na verdade, essas listras coloridas servem a um propósito específico para a própria pasta de dente. O que todos notamos, porém, é que, depois de espremido o tubo de pasta de dente, as listras coloridas não se misturam, mas permanecem intactas. Como isso é possível?

A resposta é bastante simples, pois tudo depende da mesma estrutura do tubo de pasta de dente, que deriva de anos de estudos laboratoriais .
Existem várias técnicas que permitem que a pasta de dentes obtenha uma consistência cremosa mas com partes que não se misturam. A técnica mais moderna envolve diversas reações químicas entre as partes que compõem o creme dental . Com a ajuda da forma como a pasta é pressionada no tubo, essas reações garantem que as partes não se misturem. Antes disso, porém, era utilizado um método mais básico, ou seja, dividir o tubo de pasta de dente em várias partes , por dentro. onde foi derramada uma pasta de cores diferentes.
Mas como é possível que mesmo apertando o tubo de pasta de dente a pasta continue saindo uniformemente em cores diferentes?
Como é que as listras coloridas de pasta de dente não se misturam
O conceito é muito simples. A pressão que exercemos no tubo faz com que a pasta básica geralmente branca comprima a pasta colorida, para que ela saia em forma de listras . O facto de as tiras não se sobreporem depende das suas propriedades químicas que impedem a mistura e garantem que a pasta de dentes sai uniformemente.

Mas qual é a função destas listras coloridas e por que não devem ser misturadas ? Basicamente, na maioria dos casos, não há nenhuma razão específica além da estética. Na maioria das vezes, as listras coloridas agem como pasta de dente branca normal . Em alguns casos, porém, eles podem conter partículas branqueadoras ou que ajudam a manter o hálito mais fresco. Neste caso sua composição é completamente diferente da do creme dental branco, podendo até conter microgrânulos, que irão auxiliar a ação do próprio creme dental.