Muitos usuários usam o banheiro como uma lata de lixo que destruirá todos os seus resíduos volumosos. Simplesmente dando a descarga, eles acham que podem eliminá-los para sempre. No entanto, este gesto, por mais banal que lhes pareça, pode ter graves consequências ecológicas e económicas. Descubra um dos objetos que absolutamente não deve ser jogado no vaso sanitário.
Para muitas pessoas, o banheiro é uma solução para se livrar de todas as coisinhas desnecessárias ou desgastadas do banheiro. Porém, essa prática deve ser proibida, pois pode levar a graves consequências que você descobrirá nas linhas a seguir.
Qual é esse objeto que você absolutamente não deve jogar no vaso sanitário?
Muitos itens são coletados diariamente pelos serviços de tratamento de águas residuais. Entre estes resíduos, existe um produto em particular que, pelas suas dimensões e aspecto, não parece apresentar qualquer risco.
- Toalhas no banheiro
Os lenços umedecidos fazem parte do lixo que muitas vezes vai parar na rede de esgoto. Sejam desinfetantes ou infantis, esses pedaços de tecido biodegradável se degradam após três meses, o suficiente para causar sérios danos. Conforme indicado pela Agência de Meio Ambiente e Gestão Energética ADEME , os lenços jogados no vaso sanitário se misturam com outros materiais viscosos e bloqueiam os mecanismos de filtragem das estações de purificação. Além disso, por serem ricos em compostos químicos como celulose, viscose e poliéster, podem formar tampões muito resistentes e de difícil separação. A única boa forma de descartá-los é colocá-los em uma lixeira destinada a aterro ou incineração, pois não podem ser reciclados.
Outros resíduos que não devem ser jogados no vaso sanitário
Assim como os lenços umedecidos, outros produtos que você usa no banheiro podem entupir os ralos do vaso sanitário e ter consequências negativas para o meio ambiente. Muitas vezes obstruem tubagens, causam danos ambientais consideráveis e são perigosos para os animais marinhos. Aqui estão alguns.
- Absorventes higiênicos e tampões em banheiros
O ciclo menstrual é frequentemente acompanhado pelo uso de absorventes e tampões. Esses produtos de fibra de algodão podem entupir canos e obstruir bombas de esgoto. Além disso, liberam substâncias tóxicas no meio ambiente, como pesticidas, dioxinas e ftalatos. Além disso, serão necessários 500 anos para que se desintegrem completamente na natureza.
- Rolos de papel higiênico no banheiro
Embora a maioria seja biodegradável, os rolos de papel higiênico também estão entre os itens que não devem ser jogados no vaso sanitário. Embora estes produtos se desintegrem rapidamente, eles não desaparecem completamente. Muitas vezes acabam em estações de tratamento e causam depósitos. Em vez de jogá-los no vaso sanitário, jogue os rolos de papelão no lixo, mais precisamente na lixeira amarela destinada à reciclagem.
- Preservativos e lentes de contato no banheiro
Tanto os preservativos quanto as lentes de contato são feitos de materiais plásticos como o látex. Esses produtos são frequentemente encontrados em lodo de esgoto. Por não serem biodegradáveis , podem facilmente entupir canos, sem falar no perigo que representam para os animais que possam ingeri-los. Como não são recicláveis, jogue-os em lixeiras domésticas.
- Maca de gato no banheiro
Se você tem o hábito de jogar lixo no vaso sanitário, mude seus hábitos. Na verdade, enxaguar apenas uma vez nunca será suficiente para evacuar completamente uma ninhada. Constituída por um elemento absorvente, a cama pode facilmente inchar na água e causar entupimentos em tubulações e grandes transbordamentos. Por razões de higiene deve ser colocado num saco especial antes de ser deitado no lixo doméstico não reciclável.
Agora você conhece os principais itens que nunca devem ser jogados no vaso sanitário. Recomenda-se, portanto, seguir os conselhos de triagem e utilizar recipientes adequados para limitar os danos e minimizar os riscos ambientais.