Tomates: se você os quer grandes, saudáveis ​​e suculentos, é preciso regá-los assim

O tomate é   um vegetal muito valorizado no mundo gastronômico   pelo seu rico sabor. É por isso que muitos experimentam a incrível experiência de  cultivar tomates no jardim  .

Tomates: como regá-los para que fiquem suculentos

Se você deseja cultivar tomates, uma das coisas que você deve prestar mais atenção é  regar  . Os tomates não toleram a seca ou o excesso de água. Essas espécies de plantas precisam de uma certa quantidade de água para se desenvolverem favoravelmente.

Ao contrário de outros tipos de vegetais, o plantio de tomate requer   perseverança   para garantir que suas plantas sejam saudáveis ​​e vigorosas, ao mesmo tempo que proporcionam   um bom rendimento  . Isso não significa regar só porque. É necessário conhecer todas as etapas do cultivo desde a semente até a planta apresentar   frutos vermelhos comestíveis  .

Como é detectada a escassez de água?

Os tomateiros apresentam-se vigorosos desde que recebam água de acordo com as suas necessidades. Quando perdem esse vigor, provavelmente é devido a um   problema de estresse hídrico  . Se a seca persistir, a planta não conseguirá produzir uma boa colheita nem permanecer viva. Você vai até morrer.

No entanto, isso não deve ser confundido com a subsidência natural, que ocorre nas horas mais quentes do dia.

Com que frequência você deve regar os tomates?

A frequência de irrigação do tomate depende das necessidades específicas de cada fase do plantio. Ao semear as sementes, deve-se ter cuidado com as regas, pois elas necessitam   de muita umidade   para germinar.

Depois que a semente se transforma em planta, fatores como solo, clima ou exposição à luz solar devem ser considerados. Para isso, é aconselhável   regar   diariamente com uma pequena quantidade de água durante a fase de produção. Isso deve então ser reduzido para duas vezes por semana durante o restante do período.

Qual a melhor forma de regar o tomate?

A irrigação   por gotejamento   é a melhor alternativa para regar tomateiros . Isso fornece água lentamente, mas de forma constante. Quando a água consegue umedecer profundamente o solo, a planta desenvolve um sistema radicular melhor sem risco de encharcamento. Assim a parte aérea das suas plantas   fica linda   e isso terá um efeito positivo na colheita.

Tome cuidado para   evitar regar a folhagem e os frutos   para não prejudicar a saúde do tomateiro.