O alecrim é uma das plantas aromáticas mais utilizadas na cozinha . Sendo um ingrediente fundamental em inúmeras preparações, pode ser mais do que conveniente ter um próspero alecrim sempre ao nosso alcance na nossa varanda.
Esta planta é altamente resistente, adapta-se perfeitamente ao cultivo em vasos e, seguindo alguns conselhos, pode durar anos e anos sem cuidados especiais. Neste artigo explicamos como fazer isso.
O Alecrim é uma planta típica da zona mediterrânica, por isso não devemos ter problemas particulares em adaptá-lo à nossa varanda. A planta é utilizada na culinária há séculos, mas também possui inúmeras propriedades terapêuticas e por isso também foi utilizada na medicina tradicional.
Assim que você comprar o mapa
Se você acabou de comprar uma planta, transfira-a imediatamente para um vaso maior em local ensolarado: o alecrim adora a luz solar.
O alecrim não necessita de condições particulares de umidade, pois é uma planta que se adapta bem a ambientes secos. Ao contrário de outras plantas de interior, não precisa ser constantemente umedecida para evitar que as folhas sequem.
Solo superficial
O alecrim adapta-se bem a qualquer tipo de solo, tem boas raízes e cresce até em solos pedregosos. Use qualquer solo com baixo teor de sais (que retardam o crescimento da planta).
Certifique-se de dar uma boa drenagem à planta, através de buracos no fundo do vaso e cascalho no fundo do solo. Alecrim sofre muito com a estagnação da água.
Rega
Lembre-se que não é necessário regar o alecrim com frequência. A rega excessiva pode danificar a planta, por isso regue apenas quando notar que o solo está seco. Para isso, não olhe apenas para a superfície do solo: tente inserir um dedo e ver o nível de umidade a cerca de 4-5 centímetros de profundidade e regar apenas se estiver muito seco.
Nos meses frios, uma rega por semana é suficiente, enquanto no verão até duas podem servir.