Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de salsa

A salsa é uma planta versátil que pode ser usada de diversas maneiras. É óptimo para dar sabor aos alimentos, dar cor ao seu jardim ou mesa e até como enfeite porque a sua versatilidade faz com que nunca se aborreça!

A salsa é uma planta excelente para todos cultivarem e pode até ser cultivada a partir de sementes. Você não precisa de muito mais do que luz e água – apenas certifique-se de que o solo tenha uma drenagem adequada, portanto evite áreas molhadas ou água parada!

Semeie sementes de salsa ao ar livre na primavera ou no outono, quando as temperaturas são amenas. Plante-os com 2,5 a 5 centímetros de distância e cerca de 1/4 de polegada de profundidade, com solo bom para suas condições de cultivo preferidas: sol pleno, se possível, mas mesmo um pouco de proteção da sombra da tarde fará maravilhas! Em climas mais quentes, onde os verões podem ser quentes e úmidos sem chuva, essas plantas preferem a sombra da tarde.

Cada uma das plantas pode crescer de 30 a 60 centímetros de altura, dependendo da variedade, e resistir a geadas leves.

As sementes de salsa não germinam todas de uma vez. Para incentivar mais, mantenha o solo úmido, mas não encharcado, para que as novas plantas tenham a chance de prosperar e ser frutíferas! Depois de terem crescido o suficiente, eles precisam de rega regular (cerca de 2,5 a 5 centímetros por semana) para continuar seu crescimento.

Mantenha a sua salsa feliz dando-lhe a água certa. Se deixar o solo secar muito, a planta murchará e morrerá, mas não exagere ou as raízes apodrecerão!

Quando as plantas de salsa desenvolverem vários conjuntos de folhas, desbaste-as para que fiquem de 7 a 10 centímetros de distância.

A salsa é uma planta bienal, não perene. No primeiro ano cresce e brotam flores que se transformam em sementes que morrem após a maturidade para se reproduzirem na estação seguinte com plantas frescas para serem colhidas.

Como cultivar salsa em casa

Qualquer jardim de ervas interno se beneficia da adição de salsa. Escolha um recipiente com orifícios de drenagem, adicione mistura para envasamento sem solo (o solo do jardim é muito pesado para usar em um vaso) e semeie as sementes com 2,5 a 5 centímetros de distância, cerca de 1/4 de polegada de profundidade.

Coloque potes de salsa dentro de casa, sob a luz mais forte possível. No entanto, essas gramíneas ainda podem crescer finas e fracas porque o vidro da janela diminui a quantidade de luz que as plantas podem receber.

Colhendo folhas de salsa

Quando a salsa atingir pelo menos 15 centímetros de altura, você poderá começar a colher as folhas. Começando pelas hastes externas (as que cresceram primeiro), corte as hastes rente ao solo. À medida que você colhe os caules do lado de fora da planta, ela responderá com um novo crescimento a partir do centro. Evite raspar a parte superior das hastes; isso bloqueia um novo crescimento.

Como secar salsa

Ambos os tipos podem ser secos para uso posterior. A maneira mais fácil é colocar as folhas lavadas e com caule em um prato para secar ao ar. A salsa pode ser seca rapidamente em poucos minutos em um forno quente de 100 a 110 graus F; observe com atenção para que as folhas não queimem.

Quando as folhas de salsa estiverem completamente secas, coloque-as em um recipiente, cubra com uma tampa hermética e guarde em local escuro e fresco. Você também pode congelar folhas secas de salsa em sacos plásticos.

Use folhas de salsa secas ou congeladas dentro de um ano para obter um sabor mais fresco.