Esta prática envolve inúmeros inconvenientes e perigos tanto para o utilizador como para o ambiente.
Muitos de vocês cometem esse erro! Quando você está com pressa ou esquecido, esquece de desconectá-los após cada uso, o que o expõe a riscos financeiros e de segurança.
Quais são os riscos esperados como resultado desse mau hábito?
Estando conectado a uma tomada elétrica, o carregador de bateria adquire um calor muito elevado devido à absorção contínua de corrente elétrica.
Em ambas as situações, mesmo que esteja conectado a um aparelho ou ligado a uma tomada vazia, ele ainda consome energia, esquenta e até esquenta.
Esta acumulação de calor provoca um risco de incêndio cujas consequências podem ser graves para o utilizador e a situação é agravada sobretudo pela utilização de dispositivos de má qualidade.
Para se proteger, desconecte os carregadores imediatamente após concluir a operação da fonte de alimentação. Isto garante a sua segurança e que os seus aparelhos e equipamentos elétricos sejam mantidos em boas condições.
2- Segurança do usuário:
O isolamento inadequado de componentes de equipamentos sem marca causa choque elétrico. Se passar pelo corpo humano causa espasmos e parada cardíaca que levam à morte do indivíduo.
Deixar o celular ou computador conectado ao carregador mesmo que tenha atingido 100% de carga também o expõe a danos que podem estragá-lo e você será obrigado a renová-lo.
Isto contribui para encurtar a sua vida útil e não há garantia de que encontrará outro original e de melhor qualidade.
Então você vai substituí-lo por um carregador genérico, adquirido por um preço baixo e que vai acabar se deteriorando rapidamente, pois sua longevidade é curta.
Após vários usos consecutivos e por longas horas, ele se desgasta e não funciona mais.
4- Consumo de energia:
Mesmo sem um dispositivo conectado, o carregador continua constantemente a consumir corrente ociosa, sem ser capaz de distinguir se está em uso ou em repouso.
A transformação desta tensão em energia capaz de queimar tudo sem piedade continua.
Um carregador constantemente conectado é um fator que aumenta o desperdício de energia o que se traduz em custos mais elevados na conta de luz a pagar.
Mesmo que esse consumo seja mínimo, o resultado da corrente total absorvida por todos os carregadores utilizados pelas pessoas que residem no mesmo domicílio torna-se elevado.
Portanto, desligue os carregadores para reduzir suas contas e economizar dinheiro!
Evite desperdiçar energia em prol do meio ambiente e garanta a sua segurança eliminando este mau hábito!