As orquídeas são plantas muito especiais que requerem cuidados adequados. Eles têm a reputação de serem difíceis de cuidar, não negamos isso, mas as espécies mais comuns podem ser criadas dentro de casa com sucesso, sem perturbá-las. Muitas vezes teremos recebido uma orquídea de presente e depois de um tempo veremos que ela perde as flores. Este é um processo normal na vida da planta.
Mas o fato da planta perder a flor não indica que ela esteja morta. Podemos e devemos continuar a cuidar dele para que volte a florescer. Não é uma tarefa fácil mas também não é impossível. Devemos ser constantes e dar à planta os cuidados necessários e assim poderemos desfrutar de uma nova floração.
Uma das razões mais comuns pelas quais as orquídeas morrem é a rega excessiva. Isso deve ser muito controlado para que a planta tenha a umidade certa. Com estes conselhos que lhe mostramos, você terá sucesso garantido no que diz respeito às necessidades hídricas e nutricionais da sua orquídea.
Materiais que precisamos:
- garrafa de plástico com tampa
- balde de gelo
- fertilizante orgânico para orquídeas
Enchemos a garrafa com água corrente e adicionamos fertilizante na proporção recomendada pelo fabricante. Agitamos bem para que o fertilizante se dissolva na água, enchemos o balde de gelo e colocamos no freezer. Para evitar confusão, tanto a garrafa quanto o balde de gelo devem ser rotulados com o nome da mistura, como “Fertilizante para Orquídeas”.
Uma vez por semana pegaremos um cubo de gelo e colocaremos no vaso de orquídea. À medida que descongela, fornecerá a umidade e os nutrientes de que sua orquídea precisa.