Os vasos sanitários são uma verdadeira armadilha para bactérias e, portanto, requerem desinfecção e limpeza regulares. A bacia, em particular, é a parte mais suja do vaso sanitário. Para prevenir o risco de contaminação ou infeções ligadas às bactérias patogénicas que se espalham nestes espaços, uma limpeza escrupulosa é essencial!
É por isso que utilizamos sempre os diversos produtos de limpeza e manutenção vendidos nos supermercados. No entanto, os perigos representados por estes produtos podem ser mais graves. Na verdade, os produtos de limpeza convencionais (ambientadores, detergentes, etc.) alteram a qualidade do ar nas casas e são, portanto, responsáveis pela poluição interior.
Poluição interior, quais os efeitos na saúde?
Os produtos de limpeza contêm grandes quantidades de produtos químicos tóxicos, até mesmo cancerígenos, que evaporam no ar e o poluem. A poluição do ar interior não deve ser encarada levianamente porque pode levar a muitos problemas de saúde. Tem sido associada particularmente a problemas respiratórios como a asma, mas também ao cancro .
A poluição interior também pode afetar a saúde das crianças, aumentar o risco de ataques cardiovasculares e afetar o desenvolvimento fetal.
Pior ainda, de acordo com um estudo realizado pelo Royal College of Physicians (RCP) e pelo Royal College of Paediatrics and Child Health (RCPCH), o uso de produtos de limpeza nas residências foi responsável por 99.000 mortes por ano na Europa.
Esses produtos são classificados como poluentes atmosféricos e devem ser evitados tanto quanto possível, principalmente porque não faltam alternativas naturais. Na verdade, existem muitas dicas e receitas naturais para fazer seu próprio limpador ou ambientador caseiro.
Para limpar o vaso sanitário, em especial, você só precisará de dois ingredientes simples e nem precisará começar a misturar.
Uma dica natural para limpar o banheiro:
Bicarbonato de sódio e vinagre branco são os dois ingredientes necessários para limpar e desinfetar seu banheiro.
O primeiro passo é despejar meio pacote de bicarbonato de sódio no vaso sanitário. Deixe o produto agir durante a noite e depois dê descarga duas ou três vezes no dia seguinte para remover qualquer resíduo de bicarbonato de sódio. Você pode usar o pincel para limpar as bordas da tigela. Neste ponto, você notará que seu banheiro ficou mais limpo do que antes.
Na verdade, graças às suas propriedades branqueadoras e à capacidade de neutralizar odores, o bicarbonato de sódio é muito eficaz na limpeza de vasos sanitários. Remove manchas sem apresentar nenhum risco à saúde.
Mas embora o bicarbonato de sódio tenha propriedades anti-sépticas, não é tão eficaz quanto o vinagre branco. Este ingrediente é um poderoso antibacteriano, que ajuda a eliminar bactérias e germes que podem se acumular no vaso sanitário . Utilizado na cozinha, este produto obviamente não representa nenhum perigo para o ser humano!
Depois de limpar a tigela com bicarbonato de sódio, coloque meia xícara de vinagre branco e deixe descansar por 30 minutos. Você também pode limpar o assento do vaso sanitário borrifando vinagre sobre ele, não se esqueça de enxugá-lo depois com um pano limpo.
Aí está, seu banheiro está todo limpo e saudável!