Veja como cultivar alho em vasos

Nos últimos anos, os entusiastas da medicina chinesa atribuíram inúmeras virtudes terapêuticas ao alho. Antimicrobiano, antiinflamatório e antifúngico, protege o organismo de patógenos que podem invadi-lo. Rico em compostos de enxofre, entre os quais a alicina, que lhe confere aquele odor forte que o caracteriza, este condimento é um aliado imbatível da saúde. Se você quer cuidar do seu corpo e ao mesmo tempo economizar dinheiro, aprenda agora como cultivar alho em vasos.

Assim como o alho-poró, a cebola, a cebolinha ou a cebolinha, o alho faz parte da família allium. É uma planta herbácea perene que possui longos caules verdes medindo entre 50 e 120 cm. Geralmente comemos seu bulbo, que é composto por cerca de 10 a 15 bulbos (vagens). Seja para começar um novo negócio ou para economizar dinheiro, você pode aprender como cultivar essa planta em casa.

Como cultivar alho em casa?

Acredita-se  que o alho seja um medicamento natural que alivia várias doenças  . Para aproveitar seus benefícios e economizar dinheiro, você pode cultivar esta planta dentro de casa.

Para fazer isso você precisará de:

  • Dentes de alho frescos
  • 1 vaso de tamanho médio com 20 centímetros de profundidade
  • Solo para mudas

Os passos a seguir para cultivar alho:

  1. Encha sua panela com terra para vasos;
  2. Separe os dentes de alho da cabeça e coloque cada um dos dentes na panela a uma profundidade de 10 centímetros, mantendo um espaço de 8 centímetros entre cada dente de alho. Seu lado pontiagudo deve ficar voltado para o topo do vaso  ;
  3. Verifique regularmente se o solo está úmido o suficiente, sem encharcar. O alho não necessita de muita água para crescer (os brotos aparecerão entre a 12ª e a 32ª semana);
  4. Apare as flores à medida que avança para garantir que o bulbo permaneça saboroso;
  5. Assim que as folhas da planta começarem a morrer, você poderá colher o alho;
  6. Seque-o em local seco por uma semana antes de comê-lo.

Os benefícios do alho para a saúde

O alho é um aliado saudável que pode prevenir algumas infecções  . Franck Senninger, nutricionista e autor de “Alho e seus benefícios”, explica ao Le  Figaro  que a sua riqueza em antioxidantes permite neutralizar “o envelhecimento capturando a toxicidade do oxigénio”.

Além disso, o alho protege as células do corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres e contém  alicina, “um composto de enxofre antibacteriano e antiinfeccioso que combate os vírus  ”, explica o médico. Vejamos algumas de suas vantagens:

1. Aumenta a imunidade

Consumir alho estimularia algumas células do sistema imunológico e ajudaria a combater patógenos que podem prejudicar o bom funcionamento do corpo, revela um  estudo científico  publicado pelo The Journal of Immunology Research.

2. Reduz distúrbios digestivos

Como explica o Dr. Franck Senninger, o alho pode reduzir o inchaço e o efeito do estômago inchado. “As fibras que contém permitem um bom conforto digestivo e limitam o inchaço  ”, indica o especialista.

3. Combate problemas respiratórios

Graças à alicina que contém, o alho combate distúrbios respiratórios e pode aliviar doenças de inverno. Este condimento, de fato,  combate infecções do trato respiratório,  como resfriados e gripes, e é um dos remédios naturais mais populares para aliviar seus sintomas. Porém, é recomendável consumi-lo cru para se beneficiar de suas propriedades protetoras do trato respiratório.

4. Ajuda você a perder peso

Muitas pessoas querem perder peso, mas não sabem mais como fazê-lo. De acordo com um  estudo  , a suplementação de alho pode  reduzir significativamente a gordura corporal  e ajudá-lo a atingir o peso desejado. Claro, isso deve ser feito em paralelo com uma dieta equilibrada e exercícios regulares!

5. Protege o coração

As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças que afetam o coração ou seus vasos. Segundo  os pesquisadores  , o alho ajuda  a reduzir os níveis de colesterol no sangue  , fator de risco para doenças cardiovasculares.

Além disso, melhoraria a diluição do sangue e ajudaria a prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Nesse sentido, conheça uma  receita milenar com alho para reduzir o nível de colesterol ruim no sangue  .

Atenção :

O alho não é recomendado para pessoas que sofrem de doenças do sangue ou que tomam medicamentos anticoagulantes. Além disso, este alimento não deve ser consumido em grandes quantidades antes ou após a cirurgia devido à sua ação anticoagulante que pode aumentar o sangramento.