Sóbrias e elegantes, as placas cerâmicas são apreciadas pela sua modernidade e design. Mas, como qualquer placa, não estão imunes a arranhões, manchas de gordura e descoloração. Principalmente porque seu aspecto brilhante destaca até a menor sujeira que adere à sua superfície. Sem problemas ! Você pode remediar isso com estas dicas naturais e eliminar as manchas mais difíceis.
Tal como a placa tradicional, esta também acolhe todo o tipo de manchas e resíduos de alimentos queimados, muitas vezes difíceis de remover se não reagir imediatamente. Veja como limpar essas superfícies para mantê-las bonitas.
Como remover manchas persistentes de uma placa vitrocerâmica ou de indução?
Com isto em mente, manchas de graxa, arranhões ou incrustações teimosas não serão um problema para você se aplicar estas soluções:
A combinação de vinagre branco ou sumo de limão para fazer brilhar a sua placa vitrocerâmica
Para manchas leves e modestas, a eficácia de limpeza do vinagre branco é inegável, graças ao seu teor de ácido acético que ajuda a desobstruir as manchas. O mesmo vale para o suco de limão, rico em ácido cítrico, também eficaz contra manchas de gordura. Sendo essenciais para uma limpeza responsável, estes produtos de limpeza ecológicos também podem provar o seu valor na sua placa vitrocerâmica. Molhe um pano de microfibra com um desses produtos e esfregue suavemente nas manchas. Estes devem desaparecer rapidamente. Deixe agir por 10 minutos e, desta vez, limpe com um pano limpo e macio.
Fermento em pó ou bicarbonato de sódio em manchas difíceis na placa de cerâmica
Em grandes males, grandes meios. O bicarbonato de sódio ou o fermento em pó podem ser os ingredientes perfeitos para este tipo de situações, pois muitas vezes comprovam a sua eficácia nos resíduos queimados da assadeira , que permanecem entre as manchas mais difíceis de remover.
Se a sua placa vitrocerâmica é propensa a isso, faça uma mistura com uma boa quantidade de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de água morna. Aplicar a pasta obtida sobre a sujidade, deixar atuar alguns minutos e depois passar um pano húmido. Claro, você pode alterar a dosagem dependendo da quantidade de sujeira e graxa no revestimento do vidro. O fermento em pó é igualmente eficaz. Para fazer isso, borrife um pouco de vinagre branco no prato e polvilhe com fermento em pó. Deixe agir por alguns minutos e depois, com um pano embebido em água quente, esfregue a placa até encontrar uma superfície limpa e brilhante.
Algumas dicas para evitar manchas na sua placa vitrocerâmica
Limpar a sua placa vitrocerâmica é bom, mas cuidar dela é ainda mais sensato se quiser preservar o seu brilho e evitar que risque. Para fazer isso, aqui estão algumas boas dicas a seguir:
- Não deslize utensílios pela placa. Arranhões apareceriam lá em breve com esse hábito.
- Limpe o fundo dos tachos e panelas antes de os colocar na placa vitrocerâmica. Uma simples limpeza com um pano de microfibra deve ser suficiente para remover a sujeira e a poeira.
- Use as temperaturas mais baixas possíveis ao cozinhar e fritar. Com o calor, a sujeira queima mais rápido e facilmente na superfície do vidro cerâmico. Se for necessário usar altas temperaturas, faça-o por um curto período de tempo.
- Opte por utensílios de cozinha projetados para fogões de cerâmica em vez de utensílios de alumínio ou cobre. O fundo nem sempre é perfeitamente regular e pode causar pequenas estrias.
- Evite utilizar uma esponja abrasiva para limpar a placa, pois pode danificar o vidro vitrocerâmico e remover suavemente a sujidade. Também é aconselhável limpar rapidamente a placa vitrocerâmica com um pano macio antes de cozinhar.
- Limpe frequentemente a sua placa vitrocerâmica e não deixe que a gordura grude nela.
A limpeza de uma placa vitrocerâmica pode ser um processo muito simples, até porque estas soluções são suficientes para manter o brilho do seu aparelho durante muito tempo.