Cal e incrustações em caldeiras e tubulações de água quente podem encurtar a vida útil das tubulações, comprometendo a eficiência de seus sistemas de aquecimento. Se você quiser evitar isso e não enfrentar contas de energia mais altas, mostramos como fazer.
O calcário e as incrustações podem assumir a forma de uma camada branca que continua a engrossar com o passar dos anos no interior dos tubos da caldeira ou em toda a casa de banho. Em questão, forte presença de carbonato de cálcio e magnésio. Veja como superar esse inconveniente com dicas e truques.
Tubulações de água escamadas: efeitos nocivos
Se a água quente é uma necessidade, abusar dela significa também lidar com a formação de calcário e incrustações, bem como contribuir para aumentar o consumo de eletricidade dos seus eletrodomésticos. E se os canos de água quente ficam entupidos é porque são particularmente sensíveis ao calcário. Isto cria inconvenientes que podem levar a variações de temperatura, quebra de tubos ou perda de pressão.
Como remover incrustações e calcário da caldeira ou das tubulações de água quente?
Para cada cano que você precisa limpar, encha várias panelas com água quente, depois desligue a água e desligue o aquecedor de água. Abra as torneiras para esvaziar os canos e deixe escoar a água residual antes de fechá-las.
Paralelamente, misture dois copos de vinagre branco em 2 litros de água em uma tigela e despeje a solução nos canos. Deixe descansar por algumas horas e depois despeje água fervente no ralo. Em seguida, reabra os canos, bem como o esquentador e as torneiras, para que os depósitos de cálcio decompostos pelo vinagre e pela água fervente possam ser enxaguados .
Se os seus canos estão longe de estar protegidos contra incrustações, o interior do seu banheiro também está longe de ser poupado. Aqui está um truque muito eficaz para fazê-los desaparecer e fazer o ambiente brilhar.
Como preparar seu desbloqueador de cano de água?
Os produtos industriais para desobstrução de tubos permanecem tóxicos e até caros. Se quiser evitar danificar os seus canos a longo prazo, a sua melhor aposta é mais uma vez preparar o seu próprio desbloqueador. E para isso, é difícil deixar de lado itens essenciais de limpeza, como suco de limão, bicarbonato de sódio e outros produtos ecológicos.
Misture o bicarbonato de sódio, o suco de limão e o sal grosso e ajuste a dosagem de acordo com a quantidade de tártaro acumulado. Despeje a mistura nas pipetas e deixe por 30 minutos ou até 1 hora. Por fim, despeje água fervente para desintegrar os resíduos de calcário aderidos às paredes dos tubos.
Como fazer a manutenção das tubulações de água?
Quer se trate de canos de água, pia ou ralo de chuveiro, há também outra limpeza obrigatória para desentupi-los: borra de café . Tal como acontece com o bicarbonato de sódio e o vinagre, despeje o pó de café diretamente no tubo afetado pelo acúmulo de calcário para remover as impurezas incrustadas.
Como evitar incrustações na tubulação de água quente?
Depois de descalcificar os canos de água quente, é melhor não se limitar a este trabalho porque se quiser terminá-lo definitivamente é melhor tomar medidas. Por exemplo, você pode considerar a compra de um amaciante de água para evitar o reaparecimento de incrustações, eliminando os íons de cálcio que estão na origem de sua formação. Você também pode obter um removedor magnético de calcário que protegerá seus tubos de quaisquer incrustações e depósitos de incrustações.
Além disso, existem inúmeras técnicas para desentupir os ralos de sua casa em menos de 5 minutos.