Manchas marrons são geralmente encontradas no rosto, mãos, decote ou pés. Consideradas manchas na pele, elas podem rapidamente se tornar muito incômodas. Muitas vezes, a má proteção da pele acelera o fotoenvelhecimento e leva à formação de manchas escuras e rugas. Para superar os sinais de envelhecimento da pele, descubra duas máscaras muito eficazes contra manchas marrons e rugas.
O corpo está constantemente exposto aos radicais livres, substâncias nocivas às células da pele e a todo o organismo. Causa frequente de consulta dermatológica, as manchas marrons são manchas pigmentares ligadas ao envelhecimento da pele, da mesma forma que as rugas. Mas, felizmente, existem maneiras de diminuí-los e retardar os primeiros sinais de envelhecimento.
Como aparecem as rugas e manchas escuras?
As primeiras rugas podem surgir a partir dos 25 anos e formar-se no rosto, pescoço e decote. Vários fatores são responsáveis pelo envelhecimento da pele e pelas rugas e linhas finas que aparecem na pele:
Envelhecimento natural
Com o passar dos anos, a renovação celular fica mais lenta, a elasticidade da derme diminui e a pele perde firmeza e relaxa naturalmente. Embora a genética possa influenciar a idade em que aparecem as primeiras rugas, outros factores como o stress, a exposição solar e o tabagismo também desempenham um papel neste fenómeno.
Radicais livres
As células da pele estão naturalmente expostas aos ataques dos radicais livres. No entanto, uma dieta rica em antioxidantes pode proteger a derme do envelhecimento prematuro.
Envelhecimento hormonal
A diminuição da produção de estrogênio que ocorre durante a menopausa leva à diminuição do colágeno e da elastina, substâncias importantes para garantir o tom da pele.
Além disso, outros fatores externos como exposição aos raios UV, tabaco, poluição, estresse, falta de hidratação e falta de sono aceleram o envelhecimento da pele.
As manchas marrons, por outro lado, aparecem com mais frequência por volta dos quarenta anos. Mas a superexposição ao sol ou aos raios ultravioleta artificiais pode fazer com que apareçam a partir dos 30 anos, explica o Dr. Le Pillouer-Prost, dermatologista de Marselha. Essas marcas marrons são causadas por um desequilíbrio dos melanócitos, as células pigmentares da pele. Assim, uma superprodução de melanina faz com que essas manchas apareçam no rosto, decote ou mãos. Nesse caso, o Dr. Le Pillouer-Prost recomenda consultar seu médico para descartar o risco de melanoma, um tipo de câncer de pele que precisa ser tratado o mais rápido possível.
Uma máscara hidratante para combater rugas
Para prevenir rugas, opte por uma máscara suavizante que evite a flacidez da pele. Você precisará de:
Uma colher de sopa de gelatina sem sabor
Três colheres de leite
Comece aquecendo o leite em uma panela e depois adicione a gelatina até dissolver. Depois de lavar previamente o rosto, decote e mãos, distribua o produto obtido uniformemente por estas partes do corpo, massageando para deixar penetrar os princípios ativos. Deixe o produto agir por 20 minutos, depois enxágue com água morna e aplique seu hidratante habitual. Aplique esta máscara três vezes por semana para obter resultados visíveis o mais rápido possível.
Um tratamento anti-manchas
Para reduzir as manchas marrons é necessário utilizar um produto rico em antioxidantes. Aqui estão os ingredientes necessários para preparar este tratamento:
Uma batata
Duas colheres de leite
Dois copos de água
Duas colheres de mel
Comece lavando e descascando a batata, ingrediente ideal para fazer um descascamento caseiro, depois ferva-a numa panela. Quando a polpa amolecer, retire do fogo e amasse com um garfo até obter uma espécie de purê. Em seguida adicione o mel, o leite e a água e misture até o preparo ficar homogêneo. Espalhe a máscara nas partes do corpo onde há manchas marrons e faça movimentos circulares para deixar penetrar os princípios ativos. Deixe agir por 10 minutos e depois enxágue com água morna. Aplique este tratamento diariamente para atenuar manchas escuras.