Existem muitos cantos em uma casa onde todos os tipos de criaturinhas podem se esconder e até procriar. Mas provavelmente muitos não deveriam esperar que a cama também fosse um ambiente favorável para a proliferação desses insetos indesejados, mas é exatamente esse o caso.
Insetos que podem rapidamente se tornar problemáticos
Os percevejos são pequenas criaturas que podem viver connosco sem que percebamos a sua presença, são obviamente nocivos e podem claramente infestar um ambiente se encontrarem um local perfeito para o seu assentamento e reprodução.
Mas como saber se você está infectado? Na verdade, existem sinais da presença destes insetos aos quais você deve prestar atenção, mesmo que ainda não tenha visto percevejos vivos em sua casa:
- Manchas de ferrugem em colchões ou lençóis. Eles são causados pelo esmagamento de percevejos.
- Manchas do tamanho e formato de um pequeno cravo são excrementos de percevejos.
- Ovos, cascas e peles amarelo-claras deixadas pelas ninfas à medida que crescem.
O que saber sobre percevejos
- Eles têm cerca de 5,08 mm de comprimento, não têm asas, são semelhantes aos carrapatos, mas têm formato oval e cor enferrujada.
- Eles podem sugar até 6 vezes o seu peso e se alimentar de tanto sangue humano quanto animal.
- As marcas de suas picadas são muitas vezes confundidas com as dos mosquitos.
- Eles só estão ativos à noite.
- Ao contrário do que tendemos a acreditar, eles não vivem apenas em lugares sujos, mas também podem muito bem viver numa casa limpa.
- Eles são resistentes e capazes de prosperar e se reproduzir rapidamente em uma variedade de condições.
- Eles podem permanecer vivos por vários meses sem se alimentar.
Os passos a seguir para se livrar dele de uma vez por todas
- Não hesite em inspecionar tudo
Tenha em mente que a melhor forma de acabar com a presença dessas criaturas indesejadas é saber onde elas estão escondidas. Portanto, leve um espelho e uma lanterna com você antes de sair à caça de coisas indesejáveis.
- Remova todos os visíveis manualmente
Expulse-os de quaisquer cavidades e fendas que possam existir, mesmo com objetos como um mapa, por exemplo. Você também pode esmagá-los em um lenço de papel, chupá-los ou prendê-los com fita adesiva. Você pode então proceder como desejar, apenas evite inseticidas.
- Lave sua roupa de cama
Lave tudo o que tem a ver com a cama e que possa ser lavado, faça-o quente porque os percevejos e seus ovos não resistem a altas temperaturas.
- Congelar também é uma solução
Como alguns itens não podem ser lavados, devem ser embalados e armazenados no freezer. Sabe-se que temperaturas extremas eliminam percevejos.
- Chupe tudo que você puder sugar
Mire absolutamente todas as partes da sua área de dormir e seus arredores. Faça isso todos os dias até que os percevejos desapareçam. Tenha também o cuidado de fechar hermeticamente o saco que contém os insetos sugados e descartá-lo imediatamente fora de casa.
- Óleos essenciais
Saiba que alguns óleos essenciais como o óleo de cedro, o óleo da árvore do chá ou o óleo de laranja são absolutamente prejudiciais para essas criaturas. Não hesite em misturá-lo com água e borrifar com spray todos os locais onde possam fixá-los.
- terra de diatomáceas
Estamos falando de um inseticida natural e muito poderoso ao qual os percevejos não resistem de forma alguma. Polvilhe estrados de cama, colchões e até carpetes, se necessário. Se necessário, retire o excesso com aspirador de pó.
- Dê um fim ao caos
Quanto mais desordem houver, mais potenciais percevejos terão esconderijos para passar dias tranquilos. Portanto, certifique-se de que o ambiente da sua cama esteja livre de bagunça.
- A prevenção é fundamental
Para limitar o risco de infestações, não hesite em optar por uma cama impermeável especialmente desenhada para não atrair ácaros, percevejos, pulgas, etc.
Use calafetagem para preencher quaisquer lacunas nas camas ou nas estruturas das camas.
Também pode colocar armadilhas para percevejos debaixo dos pés da cama, é simples e económico, também permite detectar qualquer potencial presença de percevejos e prevenir qualquer invasão.